CAPACITAÇÃO

Generation Brasil terá curso de Java em Porto Alegre

Com apoio dos institutos Caldeira e Gerdau, formação gratuita está com inscrições abertas até 6 de setembro.

02 de setembro de 2025 - 15:34
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Generation Brasil, uma ONG sem fins lucrativos com forte atuação em São Paulo, vai promover, em conjunto com o Instituto Caldeira e o Instituto Helda Gerdau, um curso gratuito de formação técnica em JavaScript voltado para jovens de Porto Alegre e região.

Com inscrições abertas até 6 de setembro, a capacitação será realizada de forma on-line e ao vivo com duração de 12 semanas em período integral. O início das aulas está marcado para 23 de outubro.

A proposta é capacitar e inserir jovens e adultos no mercado de trabalho que estejam em início ou em transição de carreira.

Para se inscrever, é necessário ter 18 anos ou mais, ensino médio completo e residir em Porto Alegre ou região. A seleção inclui teste motivacional, interpretação de texto e lógica, entrevista e análise documental.

O treinamento de Desenvolvedor Fullstack JavaScript contará com módulos de programação (front-end e back-end), inteligência artificial, mentoria e apoio socioemocional, além de desenvolvimento de carreira e conexão com empresas da rede Generation.

“Nosso objetivo não é apenas apoiar a entrada no mercado de trabalho, mas oferecer condições para que cada participante consiga construir uma trajetória sólida e transformadora”, afirma Andrea Matsui, CEO da Generation Brasil.

A Generation é uma rede global com atuação em 17 países. No Brasil, a ONG existe desde 2019 e já formou mais de 4 mil pessoas em programas gratuitos, atingindo uma taxa de empregabilidade de 79%.

O Instituto Caldeira foi inaugurado em 2021 em um projeto liderado por grandes empresários gaúchos, representados por famílias como Renner, Ling, Goldstein e Herrmann. 

Atualmente, o hub abriga mais de 120 companhias residentes e startups, além de instituições do poder público e universidades.

O Instituto Helda Gerdau foi criado em 2020 pela família Gerdau Johannpeter como uma associação sem fins lucrativos para fortalecer iniciativas de impacto social positivo. 

Sua atuação é focada em filantropia estratégica, apoiando projetos nas áreas de educação, geração de renda, empreendedorismo social e desenvolvimento econômico.