
Apple e Google geram expectativa entre analistas de mercado
Das 10 empresas estrangeiras que estreiam nesta terça-feira, 05, no mercado de capitais brasileiro, duas são gigantes do mundo da informática. Apple e Google terão ativos oferecidos por meio de certificados Brazilian Depositary Receipt (BDRs), que equivalem a papéis das empresas em seus países de origem.
Na prática, o investidor não compra exatamente ações, mas sim certificados de ações de empresas listadas em bolsas fora do País.
Somente instituições financeiras, fundos de investimentos e administradores de carteira estão habilitados a negociar com os ativos no espaço conhecido como mercado de balcão organizado, menos regulamentado que o tradicional pregão da bolsa.
Dentro dos BDRs, um número de ações das empresas será bloqueado no mercado de origem por uma instituição responsável pela emissão dos BDRs no Brasil. No caso, o banco alemão Deutsche Bank, que atuará como representante das empresas americanas no mercado Brasileiro, explica o jornal Estado de São Paulo.
Completam a lista as empresas Avon, ArcelorMittal, Bank of America, Exxon Mobil, Goldman Sachs, McDonald’s, Pfizer, Wal-Mart Stores.
Conforme a Computerworld, a expectativa é de que Apple e Google sejam as ofertas mais atraentes.