Google: marca mais popular em queda na bolsa

O Google foi eleito a marca mais popular de todo o mundo em 2005, segundo uma pesquisa feita pela revista Brandchannel. Isso significa que a empresa retomou o papel de liderança que conquistou em 2003 - em 2004, o primeiro lugar ficou com a Apple, atual vice-campeã. Apesar de não considerar apenas companhias de tecnologia, as organizações ligadas a este setor ocuparam oito das dez posições do ranking.

Os resultados têm como base os votos de 2.528 profissionais e estudantes de assuntos ligados a marcas. Eles responderam à pergunta: “Qual marca teve mais impacto em nossas vidas em 2005?”.

23 de janeiro de 2006 - 16:29
O Google foi eleito a marca mais popular de todo o mundo em 2005, segundo uma pesquisa feita pela revista Brandchannel. Isso significa que a empresa retomou o papel de liderança que conquistou em 2003 - em 2004, o primeiro lugar ficou com a Apple, atual vice-campeã. Apesar de não considerar apenas companhias de tecnologia, as organizações ligadas a este setor ocuparam oito das dez posições do ranking.

Os resultados têm como base os votos de 2.528 profissionais e estudantes de assuntos ligados a marcas. Eles responderam à pergunta: “Qual marca teve mais impacto em nossas vidas em 2005?”.

Veja o ranking global completo:

1 - Google
2 - Apple
3 - Skype
4 - Starbucks
5 - Ikea
6 - Nokia
7 - Yahoo!
8 - Firefox
9 - eBay
10 - Sony

Queda na Bolsa
Ao mesmo tempo que celebram o poder da marca, os donos do buscador podem começar a preocupar-se com a queda no valor dos papéis da companhia na bolsa, a maior em mais de um ano. O fato ocorreu depois que a Justiça americana entrou com processo contra o Google, que se recusou a fornecer informações sobre as pesquisas feitas pelos usuários em sua ferramenta de busca, informou a Bloomberg. O preço das ações caiu 8,5%, para menos de US$ 400. Nos últimos três pregões, a queda foi de 14%. A Justiça alega exigir as informações para poder combater a pornografia na web.