
Estudo dá uma ideia da importância do Google para o país. Foto: Depositphotos.
As plataformas do Google movimentaram R$ 188 bilhões em atividade econômica no Brasil em 2023, um incremento de 22% frente às cifras divulgadas pela gigante de tecnologia sobre o ano de 2022.
O número reúne “benefícios econômicos” gerados pela Busca, Google Ads, AdSense, Play, Google Cloud e YouTube, além de empregos gerados pela loja de aplicativos Google Play e eficiência promovida pelo uso do Google Workspace nas empresas
É uma mostra bastante grande e variada, resultado de um estudo feito pela Access Partnership, uma consultoria global especializada em relações com o governo e políticas públicas para o setor de tecnologia (o que se define muitas vezes como “lobby”).
Vale destacar que o Google não divulgou a comparação com o estudo anterior, feito pela mesma Access Partnership, provavelmente porque não quer que os dados sejam usados para inferir o crescimento da empresa no Brasil (foi mal, Google).
A ideia é mostrar a influência da empresa na economia nacional, o que nem sempre é tão fácil de ver, porque o Google, como muitas outras multinacionais, quase não divulga dados localizados por país.
Existe a cifra geral dos tais benefícios econômicos, algum que outro grande anúncios de investimento, como o feito recentemente em São Paulo, e uma política de comunicação com declarações estudadas de altos executivos.
“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil, país que está entre os cinco maiores para nossas principais plataformas”, afirma o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho.
COMO FUNCIONA O ESTUDO
A análise, que é divulgada desde 2018, considera estimativas de retorno de investimento em publicidade, a receita compartilhada pelas plataformas do Google com editores, criadores de conteúdo e desenvolvedores de aplicativos e os benefícios econômicos gerados para organizações a partir do uso das soluções de computação em nuvem.
Os cálculos são realizados a partir de informações públicas e seguem metodologia similar à usada pela consultoria em outros países, como Austrália, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia.
Parte do estudo pode parecer meio esotérica. Assim, de acordo com o levantamento, o Google Workspace – que reúne ferramentas colaborativas e de produtividade como, o Google Drive, Fotos, Documentos, Apresentações e Planilhas – gerou R$ 33,8 bilhões em benefícios para os brasileiros, como otimização do tempo gasto para realizar tarefas, gerando uma economia de 125 horas anuais (o equivalente a 15,6 dias de trabalho).
Outra informação que compõe o relatório destaca o impacto para o ecossistema de desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional Android e para a Google Google Play.
Em 2023, mais de 330 mil vagas de emprego foram criadas para atender a este mercado, principalmente a partir do crescimento econômico das empresas que atendem o setor – adicionando novos postos às 238 mil vagas criadas em 2022.