INOVAÇÃO

Google terá centro de engenharia em SP

Com entrega prevista para 2026, espaço sediado no IPT irá explorar IA e privacidade.

22 de fevereiro de 2024 - 08:56
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil (Foto: LinkedIn)

Fábio Coelho, presidente do Google Brasil (Foto: LinkedIn)

A Google se uniu ao Governo de São Paulo para criar um novo centro de engenharia na capital paulista, que deverá ser entregue em 2026.

A unidade será instalada em um dos prédios do campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, como parte do IPT Open, iniciativa que busca fortalecer o ecossistema de inovação com atuação conjunta entre o setor público e privado, juntamente a pesquisadores e líderes de startups. 

O projeto será sediado no Edifício Adriano Marchini, um dos principais do complexo do IPT, criando espaços integrados com a comunidade em uma área de 7 mil m². 

Além de renovar as estruturas internas já existentes, preservando as características externas do prédio, o centro terá espaços para eventos, treinamentos do Google Cloud para estudantes da comunidade acadêmica do IPT e um auditório.

Entre as medidas de sustentabilidade, o novo centro terá sensores e janelas automatizadas, viabilizando a ventilação natural dos ambientes, e o uso de placas fotovoltaicas para geração de eletricidade, bem como sistemas de drenagem.

“O Google tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, país que está entre os maiores mercados para nossas nove plataformas com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, incluindo a busca. Promovemos um impacto positivo na economia brasileira de mais de R$ 150 bilhões em 2022 e seguimos investindo e contribuindo para o desenvolvimento do país nas próximas décadas”, afirmou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil. 

Uma das frentes de trabalho do projeto será o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial e relacionadas à segurança e privacidade no ambiente on-line. 

O espaço terá caráter multidisciplinar e deverá atuar em colaboração com o centro de engenharia da companhia em Belo Horizonte, Minas Gerais, o primeiro escritório da Google inaugurado na América Latina.

(O Google comprou em 2005 uma empresa mineira especializada em buscas na Internet criada por professores do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, a Akwan).

“O Brasil é uma potência para talentos em engenharia e uma parte fundamental do ecossistema de inovação global do Google. Nosso objetivo é que o novo escritório em São Paulo se torne uma referência em todo o mundo em várias áreas, inclusive no desenvolvimento de Inteligência Artificial para soluções de segurança online”, complementa Alexandre Freire, diretor de engenharia da Google em São Paulo.