SEGURANÇA

GPA chama Vivo para se proteger de ransomware

Operadora só não diz que tecnologia está sendo usada na gigante do varejo.

08 de setembro de 2025 - 13:09
Rodrigo Poço, diretor executivo de Tecnologia e Digital do GPA.

Rodrigo Poço, diretor executivo de Tecnologia e Digital do GPA.

O Grupo Pão de Açúcar contratou a Vivo para implementar uma solução contra ataques de ransomware, o pesadelo de qualquer grande empresa.

Qual solução foi implementada, não dá para saber. A nota da Vivo não menciona nomes, falando apenas que se trata de uma ferramenta “reconhecida por sua capacidade de detecção, prevenção e recuperação frente a ataques de ransomware”.

A operadora afirma ainda que o pacote contratado inclui proteção aplicada à infraestrutura de TI, segurança da informação, operações de loja e áreas administrativas. 

“Reforçar a cibersegurança é parte essencial da nossa estratégia de Digital. Investimos continuamente em soluções que aumentem a resiliência dos nossos sistemas, assegurando a continuidade das operações e a proteção dos dados com os mais altos padrões de segurança”, afirma Rodrigo Poço, diretor executivo de Tecnologia e Digital do GPA.

É comum grandes operadoras de telecomunicações terem acordos com diferentes players de TI para atuarem como integradoras de tecnologia. A Vivo é fornecedora da GPA há 15 anos. 

Por algum motivo que esse mero jornalista que vos escreve não entende, quase nenhuma operadora gosta de mencionar quem são esses parceiros quando divulgam projetos específicos. 

Uma boa aposta nesse caso da GPA seria a McAfee, gigante de segurança da informação com a qual a Vivo tem um acordo desde 2020.