
Foto: Divulgação
O Grupo Ferroeste, conglomerado industrial com foco no setor siderúrgico, adotou a solução da Akquinet, especializada em governança de cadastros, para otimizar seus processos cadastrais de materiais e serviços no sistema SAP, que eram feitos de forma manual.
Segundo a companhia, o intuito era reduzir as ocorrências de inconsistências, que podem gerar impacto direto na eficiência operacional, nos custos e na conformidade regulatória.
A ausência de regras para o preenchimento de campos no sistema dificultava a descrição e a classificação fiscal dos itens.
Além disso, as solicitações de cadastros ou alterações chegavam à central por formulários e e-mails, frequentemente com informações incompletas ou pouco padronizadas, gerando retrabalho e aumentando o tempo de validação e cadastro.
Para solucionar esses problemas, foi preciso eliminar processos dependentes de formulários e e-mails, que ocasionavam informações incompletas, retrabalho e falta de rastreabilidade.
Com a automação dos fluxos de cadastro, foi possível reduzir o tempo e esforço empregado nos processos e eliminar grande parte do retrabalho originado por informações incompletas.
Ao mesmo tempo, as regras de negócio passaram a prevenir erros na origem, garantindo que cada campo obrigatório seja preenchido conforme a natureza do item e que as validações tributárias ocorram da forma correta.
Já o uso de regras de negócio para o preenchimento de campos assegurou a padronização descritiva e a precisão na classificação fiscal, resultando na erradicação de inconsistências que podiam trazer divergências em áreas de negócio como compras, planejamento e inventário.
“O novo sistema nos permitiu não apenas automatizar mais de 80% das etapas manuais, mas também elevar significativamente a qualidade, conformidade e confiabilidade das informações, elementos fundamentais para decisões estratégicas nas áreas de compras, planejamento e fiscal”, avalia Rodrigo Cunha Sarubi, superintendente de suprimentos do Grupo Ferroeste.
Segundo o executivo, a solução da Akquinet também simplificou a interface para usuários envolvidos no processo de cadastro, removendo complexidades técnicas do SAP e permitindo foco em atividades estratégicas relacionadas ao negócio.
Como resultado, a solução trouxe maior agilidade na validação e criação de cadastros, reduzindo divergências e duplicidades que impactavam estoques, finanças e compliance fiscal.
Criado em Minas Gerais há mais de 40 anos, o Grupo Ferroeste é um conglomerado familiar com foco no setor siderúrgico, operando através da Aço Verde do Brasil e da CBF Indústria de Gusa S.A, que comercializam aços longos e ferro-gusa, respectivamente.
As subsidiárias Energia Viva, Energia Viva de Minas, Sentinela Florestas e Ferroeste Industrial fornecem madeira para produção do carvão vegetal do grupo.
Além disso, o conglomerado controla a Destilaria Veredas, que possui capacidade de moagem de cana-de-açúcar de aproximadamente 400 mil toneladas por ano e produz somente etanol hidratado.
Com mais de 300 projetos executados pela unidade local no Brasil e em outros 25 países, a Akquinet Brasil possui mais de 50 clientes ativos, dentre eles ArcelorMittal, Tigre, Grupo DPSP, Cimed, SLC Agrícola e Randoncorp.