VELOCIDADE

Huawei e Vodafone: 1º WDM de 2 Tbit/s do mundo


30 de janeiro de 2013 - 13:11
Huawei e Vodafone redefinem limites da fibra ótica. Foto: flickr.com/photos/firas1/

Huawei e Vodafone redefinem limites da fibra ótica. Foto: flickr.com/photos/firas1/

A Huawei e a Vodafone anunciaram na última semana o teste bem sucedido das tecnologias de transmissão por fibra ótica de 2 Tbit/s na rede live da Vodafone.

O teste de campo atingiu capacidade de transmissão de 2 Tbit/s por mais de 3.325 km.

De acordo com as empresas, o teste fornece um caminho de alta velocidade para dados com capacidade 20 vezes superior ao dos sistemas atualmente disponíveis comercialmente de 100 Gbit/s e tem velocidade equivalente ao download de 40 vídeos HD em um segundo.

Isso marca um importante passo rumo ao avanço da tecnologia de transmissão ótica para além de 100G, dizem as empresas.

O tráfego nas redes backbone dos prestadores de serviços está crescendo exponencialmente, estimulando o momento global para implementações comerciais de 100G e chamando a atenção para a transmissão ótica além de 100G.

Aproveitando tecnologias inovadoras como flex oDSP, super SD-FEC e formato de modulação flexível, esse teste de campo obteve uma transmissão recorde por uma distância de 1500 km usando uma solução de alta eficiência espectral baseada no super-channel PDM-16QAM, e  uma segunda transmissão recorde por uma distância de 3325 km usando uma solução ultra-long-haul baseada no super-channel Nyquist PDM-QPSK.

Ambas as transmissões ocorreram em um link com fibras G.652 e amplificadores de fibras dopadas com érbio (EDFAs) sem regeneração elétrica. O link usado nesse teste foi o da rede backbone da Vodafone, passando por algumas cidades do centro e sul da Alemanha.