Hyundai: fábrica para ter 10% de fatia no Brasil

A Hyundai Motor anunciou nesta sexta-feira, 25, sua primeira fábrica na América Latina, região onde a companhia planeja assumir participação de mercado de cerca de 10% até o final de 2013.

A unidade ficará em Piracicaba-SP e vai consumir investimentos de US$ 600 milhões.

Além disso, a Hyundai também vai instalar oito fornecedores de autopeças no complexo, elevando o total de gastos em mais US$ 300 milhões.

25 de fevereiro de 2011 - 16:09

A Hyundai Motor anunciou nesta sexta-feira, 25, sua primeira fábrica na América Latina, região onde a companhia planeja assumir participação de mercado de cerca de 10% até o final de 2013.

A unidade ficará em Piracicaba-SP e vai consumir investimentos de US$ 600 milhões.

Além disso, a Hyundai também vai instalar oito fornecedores de autopeças no complexo, elevando o total de gastos em mais US$ 300 milhões.

A unidade começa a produzir no segundo semestre do próximo ano e a meta é rivalizar com a Ford, atual quarta maior empresa do setor no Brasil, informa a Reuters.

Em 2013, a montadora sul-coreana pretende já estar vendendo 150 mil carros produzidos na fábrica de Piracicaba, que será a décima da marca no mundo.

O volume será reforçado com mais 100 mil unidades importadas e outras 50 mil produzidas pelo parceiro brasileiro Grupo Caoa.

"Em 2010, sem fábrica aqui (no Brasil), ficamos com 3% do mercado. Com produção local, isso será de 10%, ultrapassando a Ford", afirmou Han Chang Hwan, vice-presidente sênior para as Américas da Hyundai Motor, à Reuters.

Segundo o executivo, se a meta for cumprida, a Hyundai terá ocupado toda a capacidade de 150 mil veículos de sua fábrica no Brasil em 2013, com produção apenas do modelo compacto de codinome HMB, atualmente em desenvolvimento na Coreia do Sul especificamente para o mercado brasileiro.

O carro, voltado ao segmento B, terá motor bicombustível e competirá com os modelos Gol e Pálio, da Volkswagen e da Fiat, respectivamente.

Só para este ano, a Hyundai espera contabilizar vendas de 93 mil veículos no Brasil, após atingir cerca de 80 mil unidades vendidas em 2010.

O volume representaria um incremento anual de 16,3 por cento antes do início da entrada em operação da fábrica em Piracicaba.