MARKETPLACE

Iguatemi 365 migra para solução da Vtex

Implementação foi feita pela integradora Quality Digital.

14 de setembro de 2023 - 10:30
André Nunes, head de produto do Iguatemi 365. Foto: Divulgação

André Nunes, head de produto do Iguatemi 365. Foto: Divulgação

O Iguatemi 365, plataforma de marketplace da Iguatemi S.A., uma das maiores empresas do setor de shopping centers no Brasil, migrou sua estrutura para a solução FastStore da Vtex.

A implementação da solução foi feita pela Quality Digital, integradora de TI com sede em São Paulo. 

“A evolução do negócio de e-commerce para marketplace exigia muitas customizações, por isso, decidimos migrar para esta tecnologia, que apresentou soluções para questões que impactam diretamente o cliente final como performance, escalabilidade e integração", explica André Nunes, head de produto do Iguatemi 365.

A solução adotada, a FastStore, é composta por um kit de ferramentas fullstack, englobando um conjunto de bibliotecas de código aberto voltadas para construção de lojas de alto desempenho.

A solução ainda possui arquitetura Jamstack, desenvolvida com o objetivo de criar sites e aplicativos com melhor funcionamento, mais rápidos, seguros, fáceis de escalar e com capacidade de oferecer uma melhor experiência de desenvolvimento.

“Com o FastStore e nosso conhecimento nesta tecnologia, desenvolvemos uma arquitetura escalável, flexível e que trouxesse benefício ao negócio a longo prazo”, diz Fábio Feichtinger, CTO da Quality Digital.

O projeto, que contou com um time de mais de 100 funcionários das três empresas, passou pela fase beta em quatro meses e o go live aconteceu em cinco meses.

Segundo Nunes, após a migração, a plataforma alcançou 93% de performance score, além de ter melhorado a experiência de compra ao usuário final durante a navegação no marketplace.

“Desde a migração de plataforma, hoje, historicamente, o NPS de navegação dos nossos produtos está no ponto mais alto. Nossos clientes têm sinalizado uma experiência positiva, e começamos também a ver mudanças significativas em relação à conversão e ticket médio, devido a facilidade na hora de encontrar o produto", afirma o head de produto.

A Iguatemi S.A. engloba a concepção, planejamento, desenvolvimento e administração de shopping centers regionais, outlets e complexos imobiliários de uso misto com torres comerciais.

O grupo, que possui ações listadas na B3 e fazem parte do índice Ibovespa, detém participação em 14 centros de compras, dois premium outlets e três torres comerciais que juntos totalizam 724 mil m².

O marketplace Iguatemi 365 conta com mais de 450 marcas nacionais e internacionais de moda, casa, beleza, empório e lifestyle.

Fundada em 1989, a Quality Digital tem escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, além de sedes na Europa, Espanha, Estados Unidos e Paraguai, e projetos ativos em mais de 20 países. Com mais de 1,9 mil colaboradores, a companhia é listada no Bovespa Mais, da B3.

Hoje, o portfólio da empresa está estruturado nas divisões de  business, commerce, IT Optimization, automation e Ambiental, Social, Governança, Riscos e Compliance (ESGRC, na sigla em inglês). 

Para isso, a Quality Digital conta com parceiros como Diligent, Automation Edge, Microfocus e VTEX. Entre os seus principais clientes, estão Midea, Electrolux, Claro, Boticário, Volvo e Plurix.

Em 2022, a empresa registrou receita líquida de R$ 225,7 milhões, alta de 55% em comparação com o ano anterior.

Já a Vtex, fundada nos anos 2000, tem sede em Londres e possui mais de 2,4 mil clientes como Carrefour, Colgate, Motorola e Whirlpool. A empresa soma mais de 3,2 mil lojas on-line ativas em 38 países, atendendo modelos B2B, B2C e marketplace.

Em 2021, a companhia abriu capital na New York Stock Exchange (NYSE), bolsa de valores estadunidense. No ano passado, fez aquisições como Workarea, Suiteshare e Guava.