
Daniel Avancini, Isabela Blasi, Vitor Avancini e Matheus Dellagnelo: os cofundadores da Indicium (Foto: Divulgação)
A Indicium, consultoria de dados e inteligência artificial voltada para enterprises, acaba de receber um aporte de valor não revelado da Databricks, uma das empresas mais quentes do mesmo nicho.
Criada em 2017, a Indicium nasceu em Florianópolis e oferece soluções como consultoria, treinamentos e desenvolvimento de plataformas e produtos de dados nas áreas de data science, analytics e inteligência artificial.
Com foco em companhias de R$ 100 milhões a R$ 1 bilhão de faturamento, nacionais e internacionais, a catarinense já realizou mais de mil projetos em quatro países.
Os sócios são os jovens Matheus Dellagnelo (CEO), Isabela Blasi (CBDO), Daniel Avancini (CDO) e Vitor Avancini (CTO), que estavam todos recém-formados ou ainda na graduação quando decidiram criar o negócio.
Os primeiros passos no mercado norte-americano aconteceram em 2021 e, hoje, 30% do faturamento da empresa vem dos Estados Unidos.
Com um escritório em Nova Iorque, a Indicium tem clientes como Pepsico, Bayer, Burger King, Volvo, Stellar, Hyland e Reps & CO.
Em maio do ano passado, a brasileira recebeu um aporte de cerca de R$ 200 milhões em rodada série A realizada pela Columbia Capital, venture capital norte-americana.
A nova rodada representa o primeiro investimento da Databricks em uma empresa nascida na América Latina.
Parceiras desde 2017, as duas companhias vêm atuando juntas na modernização de plataformas de dados e no desenvolvimento de soluções de IA para nomes como Burger King, PepsiCo e Volvo.
Com o novo movimento, a Indicium estará ainda mais integrada ao roadmap de produtos da Databricks, além de contar com recursos de engenharia, iniciativas de go-to-market e programas de treinamento.
A colaboração também será ampliada em recursos avançados de IA, melhorias no Unity Catalog e atualizações do Lakehouse.
“Olhando para frente, vejo oportunidades praticamente ilimitadas de inovarmos juntos. Pretendemos colaborar em tecnologias emergentes como IA generativa, análises em tempo real e governança avançada de dados”, afirma Dellagnelo.
O foco agora é expandir a presença da Indicium nas Américas, aprofundando a atuação nos Estados Unidos e em mercados estratégicos da América Latina.
Fundada em 2013, a Databricks nasceu na Universidade da Califórnia, Berkeley, e hoje é uma das empresas mais quentes no nicho de dados e inteligência artificial.
A companhia tem 20 escritórios, mais de 7 mil funcionários o e 12 mil clientes, incluindo nomes como Adobe, Atlassian, Condé Nast e Shell.
Nos últimos tempos, a Databricks vem escalando sua presença na América Latina. Em 2023, abriu uma filial em São Paulo. Em nota divulgada na época, revelou que já atendia clientes de peso no país, como iFood, PicPay e Bradesco