
Todo o projeto foi desenvolvido com a ferramenta CrowdSim. Imagem: Reprodução/Youtube/pucrsonline.
Um jogo virtual educativo que simula a saída de crianças da escola no caso de um incêndio foi desenvolvido pela PUC-RS para o Colégio Pastor Dohms, em Porto Alegre.
O software possibilita que os alunos aprendam como agir em uma situação em que o prédio deverá ser evacuado, de uma maneira didática, interativa e divertida.
“Precisávamos criar alguma forma de atrair os estudantes para esta questão”, afirma Soraia Musse, coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Informática da PUC-RS.
Todo o projeto - que inclui também a simulação virtual de evacuação do prédio - foi desenvolvido com a ferramenta CrowdSim, que serve para executar a simulação de multidões em ambientes com grande aglomeração de pessoas.
Com uma planta virtual que reproduz os ambientes do colégio, várias simulações mostram cenários diferentes para o caso de uma evacuação de emergência.
“O público vai desde crianças pequenas até adolescentes e adultos. O tempo de saída, nestes casos, é diferente. Por isso, criamos dez situações para avaliarmos todos os riscos”, complementa a professora.
Os tempos de saída ainda estão sendo calculados e o projeto deverá ser entregue ao colégio até o início de outubro.
O CrowdSim já foi testado no Tecnopuc; no Estádio Olímpico João Havelange - Engenhão, no Rio de Janeiro; e na Boate Santa Mônica, em Porto Alegre.
A ferramenta foi financiada pela Finep - Agência Brasileira da Inovação e desenvolvida no Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais da Facin, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Centro de Ensino Pastor Dohms foi fundado em 1931.