PESQUISA

PUC: microscópio que amplia 1,5 mi vezes

Laboratório recebeu investimento de R$ 6,5 milhões para novos equipamentos e ampliação do espaço.

26 de fevereiro de 2014 - 17:50
Local recebeu cinco novos equipamentos e receberá mais dois nesse ano. Foto: flickr.com/photos/zeissmicro

Local recebeu cinco novos equipamentos e receberá mais dois nesse ano. Foto: flickr.com/photos/zeissmicro

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUC-RS (Ideia) retomou nesta semana as atividades do Laboratório Central de Microscopia e Microanálise, que estava em processo de modernização há um ano. 

Após um investimento de R$ 6,5 milhões, o local conta com cinco novos equipamentos, entre eles o Microscópio de Transmissão que pode ampliar a imagem da estrutura interna de um material em até 1,5 milhão de vezes. 

Dessa forma, é possível realizar análises químicas para desenvolvimento ou investigação de nanotecnologias. Com o microscópio, são observados materiais metálicos, cerâmicos, polímeros, células, tecidos e proteínas.

“Um microscópio comum aumenta uma superfície em até duas mil vezes. Dois dos novos equipamentos do LabCEMM ampliam uma superfície sólida em 300 mil vezes e outro em 1 milhão de vezes”, explica Miriam dos Santos Vianna, técnica do laboratório.

No segundo semestre de 2014, outros dois microscópios serão instalados.

Além da tecnologia utilizada, o laboratório teve sua área ampliada de 100 m² para 300 m². 

A reforma foi custeada pelo Finep, Governo do Rio Grande do Sul e pela universidade.

Pesquisadores e alunos das áreas de Biologia, Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharias, Química e Física farão uso da nova estrutura. Empresas também podem solicitar serviços pelo site do instituto.