
A Latam opera 541 voos diários no Brasil. Foto: Divulgação
A Latam Brasil adotou uma solução de assinaturas digitais da Mxi Technologies, fornecedora de software de gestão de manutenção integrada para a indústria de aviação.
A empresa investiu cerca de US$ 530 mil na iniciativa, aproximadamente R$ 2,8 milhões, em um projeto liderado pela área da garantia da qualidade da manutenção da Latam Brasil.
Com o valor, foram comprados ainda 438 dispositivos eletrônicos para auxiliar nos processos envolvendo as aeronaves, dentre eles, tablets.
O novo formato de trabalho foi autorizado pela Anac, agência reguladora da aviação, que estabelece regra para utilizar sistemas digitais em substituição aos documentos em papel.
Com isso, a Latam deixará de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel anualmente e reduzirá seus processos e atividades manuais, de modo a ampliar a produtividade dos 716 mecânicos que realizam as manutenções programadas nas aeronaves dos aeroportos em que a companhia opera no Brasil, indo desde troca de itens de segurança até limpezas e inspeções diárias.
De acordo com os regulamentos aeronáuticos, todas as atividades de manutenção das aeronaves ou de componentes aeronáuticos devem possuir um registro técnico, identificando os procedimentos, referências de manual, responsáveis pelo trabalho e o período em que foi realizado.
Por meio do uso da solução, agora, os mecânicos utilizam iPads e tablets para receber ordens de serviço e consultar os manuais.
A cada etapa das atividades, os colaboradores incluem sua assinatura com seu pin individual e intransferível, característica que torna o processo mais seguro e livre de adulterações e inconsistências.
Segundo Mauro Jun, diretor de qualidade da Latam Brasil, hoje, a empresa é a única a utilizar o sistema eletrônico de registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos em todos os aeroportos em que atua.
“A tecnologia é uma aliada para que nossos mecânicos executem suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos”, afirma.
Fundada em 1976, em Marília, São Paulo, a Latam opera 541 voos diários no Brasil, sendo líder no mercado doméstico em quantidade de passageiros transportados, conforme Anac.
O Grupo possui uma frota de 132 aeronaves da Airbus (modelos A319, A320, A320neo e A321) e da Boeing (modelos 767, 777 e 787).
Segundo o G1, no primeiro trimestre de 2022 a companhia somou US$ 1,95 bilhão em receita, o dobro do período anterior.
Desde 2016, a Mxi faz parte da IFS, uma multinacional sueca com forte presença nas áreas de gestão de ciclo de vida de ativos complexos de longa duração, dos quais aviões são um exemplo típico.