.png?w=730)
Nicolas Hieronimus, CEO da L'Oréal (Foto: LinkedIn)
A L’Oréal, empresa francesa de cosméticos com presença mundial, criou uma nova assistente virtual com a NTT Data, multinacional japonesa de serviços e consultoria de tecnologia da informação.
Batizada de Lore, a assistente é baseada na Eva, plataforma conversacional da NTT DATA que possibilita a criação e o gerenciamento de assistentes virtuais de inteligência artificial generativa.
A ferramenta também integra os recursos mais recentes da Open AI, permitindo que o bot compreenda diálogos escritos e falados com maior fluência.
Segundo a companhia, a solução tem por objetivo “romper uma barreira no atendimento ao cliente realizado por bots”, uma vez que esse tipo de tecnologia costuma ser programado com um repertório limitado de respostas, com níveis baixos de precisão em casos de ocorrências mais complexas.
A proposta é que a assistente virtual se comunique de forma hiperpersonaliada com cada cliente a partir de uma linguagem natural, similar àquela usada pelos humanos. Para isso, foi preciso investir em um treinamento intensivo de meses.
Na prática, a Lore realiza uma espécie de consultoria de beleza, fazendo sugestões com base nas necessidades dos clientes, além de recomendar produtos e direcioná-los para a loja virtual da marca e permitir que a compra seja realizada no mesmo aplicativo em que ocorre a interação.
A tecnologia é capaz de gerenciar milhares de usuários, em vários idiomas e em diferentes áreas da empresa. Além disso, pode ser conectada a canais como WhatsApp, Instagram, call centers, chatbots e outros dispositivos.
"Com essa nova tecnologia, podemos entender melhor nossos consumidores e oferecer um atendimento diferenciado, já que a Lore pode ter uma conversa fluida como se fosse uma pessoa real e recomendar os produtos certos para cada caso, minimizando a margem de erro. Esse é o ponto de partida para uma solução que evoluirá com o tempo", comenta Arturo Pérez-Wong, gerente geral da L'Oréal Chile.
Criada em 1909, em Clichy, na França, a L'Oréal é líder mundial em beleza e cuidados pessoais. Hoje, a empresa opera em 150 países e conta com aproximadamente 88 mil colaboradores. O portfólio da companhia inclui marcas como L'Oréal Paris, NYX, Vogue e Maybelline.
No mercado desde 1988, a NTT DATA é uma empresa global de serviços de TI com sede em Tóquio, no Japão. Parte do NTT Group, a companhia realiza consultoria, soluções industriais, serviços de processos de negócios, modernização digital e de TI e serviços gerenciados.
Presente em mais de 50 países, a empresa registrou receita de US$ 23,43 bilhões no último ano.