TELECOM

Lumen agora é independente na América Latina

Lumen é a ex-Century Link, ex-Level 3, ex-Global Crossing, ex-Impsat. 

27 de julho de 2021 - 05:01
Ativos da Lumen na América Latina tem um novo dono. Foto: Pexels.

Ativos da Lumen na América Latina tem um novo dono. Foto: Pexels.

A operadora de telecomunicações Lumen Technologies vendeu sua operação na América Latina para o fundo de investimentos Stonepeak por U$ 2,7 bilhões, gerando uma empresa com atuação independente na região.

Num primeiro momento, segue tudo igual na Lumen Technologies, que continua liderada pelo argentino Hector Alonso, um profissional com décadas de casa.

A nova operação, chamada por enquanto de “Nova Empresa LATAM”, será sediada nos Estados Unidos e manterá uma "relação estratégica" com a Lumen, que continuará a atender os clientes em comum na região. 

Se o nome Lumen Technologies não diz muito para você leitor, é porque ele é relativamente recente, tendo sido adotado em 2020.

Antes, se chamava Century Link, uma gigante do setor que comprou a concorrente Level 3 por US$ 25 bilhões em 2017. 

No Brasil, a empresa no começo de tudo é a Impsat, que foi comprada no final de 2006 pela Global Crossing, que foi adquirida pela Level 3 em 2011.

Isso é só para ficar no aspecto mais recente da Lumen, uma empresa cujas origens remontam à década de 30 e o começo das telecomunicações nos Estados Unidos.

Hoje, a empresa tem conectividade, mas também computação de borda (edge computing), segurança, colaboração e arquitetura de aplicações em nuvem.

A Stonepeak é especializada em comprar ativos de transporte e logística, comunicações, água, transição energética, energia e energia renovável, nos quais já investiu US$ 37 bilhões.