INDÚSTRIA

M. Dias Branco otimiza produção de margarina com IA

Projeto foi realizado em conjunto com a ST-One e a UFMG.

16 de setembro de 2024 - 10:48
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A M. Dias Branco, indústria de alimentos cearense dona de marcas como Piraquê, melhorou o seu processo de fabricação de margarina com tecnologia da ST-One, uma startup curitibana voltada para tecnologia industrial.

O projeto também tem o envolvimento do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A parceria focou no desenvolvimento de modelos preditivos em machine learning que permitem à equipe de operações intervir antes que ocorra a quebra do vácuo. 

O uso de máquinas que gerem vácuo é importante para remover da margarina componentes voláteis que prejudicam o produto final. 

Para que isso fosse possível, o projeto foi executado em três grandes etapas: investigação, modelagem matemática e testagem dos resultados. 

Inicialmente, a equipe definiu as ferramentas e os critérios necessários para os modelos.  

Na fase seguinte, diversas fórmulas matemáticas foram aplicadas para treinar os modelos, operacionalizando o processo e permitindo sua visualização. 

"Separamos uma quantidade específica de dados para ser processada pelo modelo de machine learning escolhido, transformando-os em um formato treinável", explica Guilherme Francescon Cittolin, sócio fundador da ST-One.

Em seguida, os cientistas da UFMG se dedicaram a desenvolver perguntas que ajudaram a criar um modelo explicativo do comportamento dos dados coletados. 

Na última etapa, o modelo foi testado com novos dados para garantir sua precisão. 

"A indústria alcançou ganhos significativos, adquirindo um maior conhecimento dos processos e estabelecendo contatos valiosos. Compreender como prever a quebra do vácuo, dada sua complexidade, é um passo importante para o desenvolvimento contínuo e o retreino dos modelos, garantindo um processo de produção mais eficiente e preciso", conclui Cittolin. 

Criada em 1936 por Manuel Dias Branco em Fortaleza, no Ceará, a M. Dias Branco começou como uma padaria. Hoje é conhecida por marcas populares como Adria, Vitarella, Fortaleza e Pilar, que abrangem uma gama de produtos como massas, biscoitos, bolachas, margarinas e farinhas. 

No ano passado, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 10,8 bilhões, 7% acima do observado em 2022.

A ST-One foi criada em 2020 e possui sede em Curitiba, no Paraná. A companhia atua em 22 países, entre eles Brasil, Colômbia, Coréia do Sul, França, Alemanha, Polônia, Bélgica, Canadá e Estados Unidos.

Seu portfólio conta com nomes como Novo Nordisk, Pepsico, RHI Magnesita, Volkswagen, Audi, ABInBev, Bosch e Camil.

Fundada em 1927, a UFMG, instituição pública de ensino superior gratuito, é a mais antiga universidade do estado de Minas Gerais.

A comunidade da universidade reúne cerca de 53 mil pessoas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina e Tiradentes, que se organizam em torno de 91 cursos de graduação, 90 programas de pós-graduação e 860 núcleos de pesquisa.