Marketing esportivo... é gol!

Tornar a tecnologia um tema próximo e familiar ao consumidor final. Com foco neste objetivo, algumas empresas de TI têm investido em uma estratégia de marketing que foge ao padrão convencional de anúncios e participações em eventos do setor: o patrocínio esportivo.

Um exemplo é a LocaWeb, grupo nacional de serviços em Internet Data Center que acaba de fechar uma parceria com o Figueirense Futebol Clube.

30 de agosto de 2006 - 16:57
Marketing esportivo... é gol!
Tornar a tecnologia um tema próximo e familiar ao consumidor final. Com foco neste objetivo, algumas empresas de TI têm investido em uma estratégia de marketing que foge ao padrão convencional de anúncios e participações em eventos do setor: o patrocínio esportivo.

Um exemplo é a LocaWeb, grupo nacional de serviços em Internet Data Center que acaba de fechar uma parceria com o Figueirense Futebol Clube. O time, único representante de Santa Catarina na Série A do Campeonato Brasileiro, usará uniformes com o logotipo da empresa paulista a partir desta quarta-feira, 30, quando joga contra o Palmeiras, no Palestra Itália.

“A aproximação com o esporte é uma forma de estreitar a relação com os clientes de uma forma mais quente”, explica o gerente de Marketing da LocaWeb, Christian Galegos. Para ele, a TI é um assunto muito “frio”, devido às questões técnicas que envolve. Assim, a barreira criada junto ao consumidor por este motivo se dissolve ao promover-se o link com setores mais populares – como o futebol.

Quanto à escolha de um time catarinense, Galegos afirma que se deu pela estratégia de expansão da companhia para o Sul do país. “Já temos uma presença muito forte em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora queremos crescer no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, revela. “Para isso, apostamos no Figueirense, que tem grande representatividade no futebol desta região do país”, complementa o vice-presidente de Marketing da LocaWeb, Cláudio Gora.

Além de patrocinar o Figueira, a empresa também desenvolve outras ações ligadas ao esporte. O apoio ao surfista Caju e a manutenção de um camarote para parceiros, clientes e prospects no Estádio Morumbi são alguns exemplos. Publicidade institucional vinculada a campanhas culturais e filantrópicas também integram os projetos da companhia.

Outra que aposta na mesma estratégia é a Pauta Distribuidora, de São José-SC. A organização, que também tem unidades em Porto Alegre e Curitiba, patrocina o Avaí Futebol Clube, de Florianópolis. “Fechamos o contrato em maio deste ano, mas esta não é nossa única incursão no mundo esportivo: desde 2005 também somos patrocinadores do time de vôlei da Unisul”, conta o diretor de Marketing da companhia, Marco Aurélio Floriani.

Para Floriani, a vantagem deste tipo de ação – que consome cerca de 50% do capital destinado mensalmente ao Marketing da empresa - é o fortalecimento que traz para a marca. “O consumidor final passa a conhecer a nós e aos nossos produtos como algo mais próximo de si”, salienta o executivo. “Acabamos de lançar a linha Pauta Conect, composta por periféricos, pen drives e outros acessórios, e investir no esporte é uma forma muito eficaz de divulgar isso”, acrescenta.

Ainda conforme o diretor, existe também um motivo “machista” por trás da estratégia. “Geralmente, a compra de itens de tecnologia é decidida pelo homem. E quer algo melhor que o futebol para se aproximar deste público?”, brinca.