ME economiza milhões para Rhodia

A Rhodia já economizou cerca de R$ 5 milhões depois de terceirizar seu processo de compras e adotar a plataforma e-Procurement da Mercado Eletrônico. Em cinco anos, já foram comprados mais de R$ 100 milhões em materiais indiretos, com economia média de 5% no valor das negociações.
27 de janeiro de 2010 - 09:52
A Rhodia já economizou cerca de R$ 5 milhões depois de terceirizar seu processo de compras e adotar a plataforma e-Procurement da Mercado Eletrônico. Em cinco anos, já foram comprados mais de R$ 100 milhões em materiais indiretos, com economia média de 5% no valor das negociações.

Segundo o gerente de compras da Rhodia para a América Latina, Oswaldo Zanotti, o outsourcing e o e-Procurement são utilizados para aquisição de materiais e serviços industriais e de compras gerais (office supply, material de limpeza, móveis de escritório, traduções, brindes, livros), com valores até R$ 10 mil e contratos anuais de até R$ 120 mil.

Além disso, com a parceria, a empresa reduziu em aproximadamente 50% o tempo gasto com a realização das aquisições: se antes algumas negociações levavam em média dez dias, dependendo da disponibilidade do comprador e do grau de complexidade da compra, hoje em cinco dias, no máximo, os profissionais do ME concluem cerca de 95% dos pedidos.

“Além de tudo, toda a análise e implementação foi feita com suporte da metodologia Six Sigma, tendo apoio da equipe interna”, comemora Zanotti.

Para o projeto, denominado C Class, a Rhodia conta com cinco profissionais do Mercado Eletrônico, dedicados e alocados nas unidades de Santo André e Paulínia. Eles realizam as compras do grupo.

"Com o outsourcing e o e-Procurement, agilizamos a gestão de compras de itens C (não estratégicos), mantendo o foco da equipe no gerenciamento dos principais fornecedores”, afirma Zanotti. “Também melhoramos a satisfação dos clientes internos com a ampliação do prazo médio de pagamentos e estruturamos os indicadores de desempenho”, complementa.

Nos próximos meses, a Rhodia pretende ampliar o contrato com o ME, incluindo a compra de algumas matérias-primas não estratégicas, além de disponibilizar o e-Procurement para todos os compradores da companhia.  

Estruturado em seis empresas, o Grupo Rhodia atua nos segmentos agroquímico e de nutrição, automotivo e de transportes, de aromas e fragrâncias, bens de consumo e têxtil, eletroeletrônicos, energia e abatimento de gases de efeito estufa, indústria e processamento, saúde e beleza.

A corporação emprega 14,5 mil pessoas em todo o mundo e obteve faturamento de € 4,8 bilhões em 2008.

Já o Mercado Eletrônico é especializado em transações entre empresas pela Internet, oferece soluções tecnológicas, serviços operacionais para processos de compras e consultoria em gestão de suprimentos.

Em 2008, a companhia encerrou com R$ 40 bilhões em volume movimentado. Entre seus clientes, estão Brasil Telecom, Nestlé, Braskem, Bunge, Saint-Gobain e Grupo Pão de Açúcar.