
Microsoft lançou o seu Uninho 1000. Foto: flickr.com/photos/gestalteando
A Microsoft acaba de lançar uma versão básica do Teams, o Teams Essentials, com um preço mensal por usuário de US$ 4, no que parece ser um ataque direto ao mercado do Zoom.
O novo produto representa um upgrade da versão gratuita do Teams, aumentando por exemplo a duração das reuniões de 60 minutos para até 30 horas (quem não gosta de reuniões sem fim certamente vai lamentar essa feature).
O número de participantes das reuniões passa de 100 para 300 e cada usuário passa a ter 10 gigas de armazenamento.
Cabe avaliar se é um negócio tão bom assim, tendo em conta que o escalão seguinte dos planos da Microsoft, Business Basic Tier, sai por US$ 5 e oferece apps de produtividade e 1 tera de storage, 10 vezes mais do que o Essentials.
Gravações, transcrições e os chamados breakout rooms também não estão incluídos no pacote Essentials.
De momento, a única integração do Team Essentials é com o calendário do Outlook, mas o Google Calendar deve vir em breve, promete a Microsoft.
Na comparação com o Zoom, serviço que surgiu do nada para virar uma referência durante a pandemia, as ofertas da Microsoft se saem bem.
Os planos pagos do Zoom começam em US$ 14,99, com duração de 30h para as reuniões. O Google, outro rival, oferece a suíte de produtividade, mais encontros de até 100 pessoas, por US$ 6.