
Regina Botter, diretora geral de Autos e Produtos da OLX Brasil. Foto: Divulgação
A OLX Brasil, uma das maiores plataformas de compra e venda on-line do país, adquiriu a Altimus, uma empresa catarinense especializada em software para concessionárias e revendas de automóveis.
O valor e os termos da transação não foram divulgados pela companhia.
Fundada em 2009 em Blumenau, Santa Catarina, por Caio Rafael Silva Matias e Maurício Bruns, a Altimus fornece soluções de gestão para mais de 1 mil clientes no Brasil.
Suas soluções vão desde gestão de estoque, emissão de notas fiscais, CRM até o fornecimento de ferramentas para criar sites e e-mails profissionais.
Mais de 1,5 milhão de veículos foram negociados com o sistema da empresa, que possui mais de 1 milhão de veículos cadastrados e é utilizado por mais de 4 mil pessoas.
Matias atuou como coordenador comercial da empresa por 12 anos e em 2019 assumiu como CEO. Anteriormente, passou pela Senior Sistemas como desenvolvedor de sistemas.
Já Bruns é o Chief Technology Officer (CTO) desde o início da empresa. O executivo já trabalhou na ASV Soluções Corporativas como programador de sistemas em duas passagens diferentes.
Com a aquisição, a OLX passa a ofertar as soluções da empresa, possibilitando uma jornada mais digital para revendedores e usuários.
As soluções da Altimus, com foco em SaaS, estarão disponíveis aos clientes da OLX de imediato e serão integradas gradativamente à plataforma da companhia.
Atualmente, a OLX é considerada líder no segmento de compra e venda de automóveis no Brasil, com mais de 1 milhão de anúncios ativos, 23 milhões de usuários por mês no setor e com uma média de dois carros vendidos por minuto pela plataforma.
Segundo Regina Botter, diretora geral de Autos e Produtos da OLX Brasil, o objetivo da compra é proporcionar uma melhor experiência aos clientes e usuários da plataforma.
"A ampliação da oferta de soluções que apoiam a digitalização e profissionalização de revendedores possibilita uma melhor jornada de compra e venda para os brasileiros e uma gestão mais simples e ágil para os pequenos e médios lojistas”, afirma Botter.
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil adquiriu o Grupo ZAP em 2020, contando desde então com duas unidades de negócios: ZAP+, totalmente focada em imóveis, e OLX, com as demais categorias.
A companhia possui 33 milhões de clientes mensais, quase meio milhão de anúncios diários e uma média de 2 milhões de vendas por mês, cerca de 50 por minuto. Em 2022, a OLX faturou R$ 987 milhões.