LOCAL

Oracle protege hub em SP com Fortinet

Novo espaço em São Paulo integra soluções de rede, nuvem e inteligência artificial com foco em segurança.

19 de setembro de 2025 - 11:05
Divulgação do novo Hub de Inovação da Oracle - Foto: Divulgação

Divulgação do novo Hub de Inovação da Oracle - Foto: Divulgação

A Oracle está usando soluções da Fortinet para proteger o seu novo hub de inovação, denominado Oracle Innovation Center, instalado recentemente em São Paulo. 

O espaço, que conta com inteligência artificial (IA), computação em nuvem, múltiplas integrações, dez ambientes interativos e interfaces de rede, precisava garantir em sua infraestrutura práticas de segurança cibernética e segurança em nuvem.

A Fortinet montou uma arquitetura complexa ao integrar uma rede cabeada e wi-fi de alta performance conectada ao Oracle Cloud Infrastructure (OCI), com dispositivos e softwares da marca para proteção em ambientes multicloud, redes distribuídas e soluções de tecnologia operacional (OT).

A empresa também instalou firewalls Fortigate (NGFW) para sustentar os equipamentos conectados da Oracle e das empresas fornecedoras do centro, além de VPNs Fortinet para conectar o espaço a parceiros internacionais, como o aplicado em uma solução de inteligência artificial para varejo baseada na Argentina.

Fazem parte do escopo de sustentação os robôs responsáveis pelo abastecimento automatizado da Loja Conceito, o robô atendente CORA, totens, tablets, telefones com aplicações específicas de diferentes indústrias, impressoras de cartões e dois simuladores da Fórmula 1.

“A integração das tecnologias de cibersegurança da Fortinet no Oracle Innovation Center não só eleva o patamar de proteção do hub de inovação como também aumenta o nível de confiança dos clientes que vão testar soluções integradas e conectadas de diversos fornecedores”, afirma Rafael Venâncio, vice-presidente de Nuvem da Fortinet para América Latina e Canadá.

A Oracle foi fundada em 1977 e soma mais de 400 mil clientes em 21 indústrias. O faturamento da multinacional é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2024, foi de US$ 52,9 bilhões.

No Brasil, a americana tem clientes como Vivo, Grupo Bimbo, Petz, Anima Educação, Globo, B3, Itaú, Bradesco, TIM, Oxxo, iFood, Facily, Grupo Herval, SkyOne, Mutant, Mercado Eletrônico, Sambatech, Suzano e Wildlife.

A Fortinet, além de soluções de segurança cibernética, desenvolve firewalls, antivírus, sistemas de prevenção de intrusões e proteção de endpoints. Fundada em 2000, ficou popularmente conhecida por seu firewall Fortigate.

Seus produtos são destinados à proteção de redes empresariais, data centers, provedores de serviços em nuvem e ambientes críticos de TI. 

A empresa também atua no setor de treinamento em segurança cibernética e possui um laboratório de pesquisa contra ameaças com uso de tecnologias de IA para fornecer proteção aos clientes.