Pamcary otimiza gestão de risco com IBM

A Pamcary, especializada em soluções integradas para a cadeia logística, adquiriu o mainframe IBM z10, além de sistemas de armazenamento de alta velocidade e diversos pacotes de software para integração de banco de dados e segurança da informação, tudo da IBM.

15 de dezembro de 2010 - 15:48

A Pamcary, especializada em soluções integradas para a cadeia logística, adquiriu o mainframe IBM z10, além de sistemas de armazenamento de alta velocidade e diversos pacotes de software para integração de banco de dados e segurança da informação, tudo da IBM.

O projeto foi iniciado no final de 2009 e concluído em novembro deste ano, com o objetivo de preparar a plataforma de processamento de dados da empresa para atender a um aumento de demanda esperado para a prestação de serviços de gestão de fretes através do Sistema Pamcard.

Conforme Jonas Siquieri, diretor de Serviços e TI da Pamcary, o sistema disputará um mercado com transações da ordem de R$ 60 bilhões/ano entre milhares de empresas e caminhoneiros autônomos. Com isso, o ambiente tecnológico da empresa precisou evoluir.  

"Antes, o ambiente era de equipamentos de recursos e suporte limitados. Além disso, toda integração entre o mainframe existente com o ambiente web era realizada de forma cara e lenta", afirma Siquieri. "O planejamento de capacidade apontava alertas para o crescimento que projetávamos e algo precisava ser feito”, completa.

Ainda segundo o diretor, a plataforma mainframe da Pamcary suporta o Telerisco, processo de gestão de riscos da empresa que avalia a compatibilização do perfil profissional do condutor (motorista) ao nível de periculosidade/risco da missão de transporte a ser realizada.

"Hoje o Telerisco é acessado por mais de 5 mil pontos de consulta em regime 24x7", comemora o diretor. "O mainframe e a plataforma baixa, que conta com mais de 120 servidores e quase mil estações de trabalho distribuídas pelo território nacional, se integram para atendimento de sinistros e apuração de prejuízos", acrescenta.

Outro sistema que roda no novo mainframe é o SGS On-line (Sistema de Gestão de Sinistros), responsável por garantir aos clientes e à Pamcary a visibilidade dos dados em todas as fases do atendimento do sinistro.

Com a modernização, o SGS On-line permite interatividade em tempo real na tomada de decisões com o colaborador que presta serviço em campo.

"São processados dados de mais de 6 mil acidentes atendidos em campo, que se transformam em informação e conhecimento para evitar a repetição destes incidentes", finaliza Siquieri.

A Pamcary atua no gerenciamento de riscos e sistemas de gestão para transportes. A companhia atende a uma carteira de clientes composta por mais de 2 mil indústrias, operadores logísticos e transportadoras, além de corretores parceiros, seguradoras, caminhoneiros e pessoas físicas.