Cientista, inventor e estudioso da inteligência artificial, o americano Ray Kurzweil irá protagonizar nesta segunda-feira, 14, em Porto Alegre, a primeira teleconferência holográfica no Estado.
O cientista estará no palco do Salão de Atos da Ufrgs (Avenida Paulo Gama, 110), na forma de um avatar, no encontro que faz parte do Fronteiras do Pensamento, projeto promovido pela Braskem com apoio da Ufrgs e da Prefeitura de Porto Alegre.
Na atividade, que tem início às 19h30 e já está com ingressos esgotados, Kurzweil vai interagir com a plateia sentado em seu gabinete, nos Estados Unidos.
Nascido em 1948, em Nova York, o cientista passou a carreira pesquisando formas de ensinar às máquinas a criatividade humana: projetou, nos anos 1960, um programa que permitiu a seu computador compor uma peça musical e foi um pioneiro dos sintetizadores - inventou o modelo de teclado que leva seu nome.
Hoje, ele se dedica a prognosticar o futuro no campo das interações homem-máquina e acredita na nanorrobótica, com máquinas microscópicas viajando pelo corpo humano para tratar doenças.