O projeto de modernização do Cais do Porto da capital gaúcha tem um novo capítulo nesta segunda-feira, 01, com a entrega dos planos de trabalho das empresas interessadas, convocadas pela governo no dia 01 de agosto.
A partir do recebimento, a comissão responsável pelo projeto e dois integrantes da Controladoria e da Auditoria-Geral do Estado (Cage) terão dois dias para fazer a análise documental dos planos.
O resultado, dentro de 90 dias, será a modelagem que dará origem à licitação para que grupos privados realizem o projeto no Cais Mauá.
Porto Digital
Representantes do setor de TI tiveram diversas reuniões com Tutikian em 2005, com a intenção de garantir um espaço para as empresas de informática no Cais, nos moldes do Porto Digital de Recife.
Desde então, a situação se arrasta. As novas propostas substituirão um projeto aprovada em concurso público em 1996, que já havia tomado o lugar de outras idéias que se sucedem desde 1988.
“É lamentável que a burocracia e os interesses em questão impeçam a população de desfrutar da área”, criticou em entrevista ao Baguete no final de 2005 o presidente do CETI à época, César Leite.