
Em 2010, os serviços online prestados por corretoras lideraram as reclamações na BM&FBovespa.
Segundo o site Info, as atividades pela internet responderam por 60% das reclamações, sendo as principais os erros nas execuções de ordens (177 queixas), falhas no Home Broker (151) e dificuldade na transferência de custódia (105).
Queixas sobre produtos e serviços, como Banco de Títulos, senhas, Web Trading, Mega Bolsa, indícios de fraude e atraso no repasse de proventos completam a lista.
Outras questões, como liquidação unilateral de títulos ou cobrança de taxas, responderam por 24% das reclamações.
Os dados estão no Relatório do Ombudsman da BM&FBovespa, divulgado nessa quarta-feira (5).
Conforme o documento os tipos de reclamações feitos em 2010 seguem os padrões dos anos anteriores.
“No que tange à classificação das demandas por assunto, o resultado obedeceu ao padrão verificado na década”, diz o texto.
Todas as demandas de 2010 foram respondidas, a maioria em menos de 20 dias, embora o prazo seja de um mês.
O percentual de reclamações em relação ao número de investidores cadastrados atualmente é de 0,12%, o menor índice desde 2005. Informalmente, o percentual de satisfação deve ter ficado em torno de 50%, de acordo com Izalco Sardenberg.