
Da esquerda para direita, de pé, os sócios: Tatiane Viana, Cássia Colling, Renato Rosa e Israel Cefrin. De pé, da esquerda para a direita, os colaboradores Tiago Moresco, Rodrigo Caetano, Lucas Trindade, Adriano de Carvalho, Alexandre Horbach e César Liedke.
A RED, empresa porto-alegrense especializada em arquitetura de informação e design de interação, prepara-se para inaugurar uma unidade em São Paulo ainda este ano. Com a novidade, a empresa deve crescer 150% somente em 2010.
“Aproximadamente 90% de nossos clientes diretos e indiretos estão em São Paulo. Nossa ida para a capital paulista deixou de ser uma ação da área comercial e passou a ser uma necessidade do negócio”, explica Renato Rosa, sócio fundador da empresa, que será responsável pela nova unidade.
Serão oferecidas três linhas de serviço: pesquisa de experiências, que envolve técnicas de investigação comportamental para identificar as necessidades dos usuários, projeto de experiência de uso (UX) para websites e softwares e, por fim, gestão de experiência, que responde pela análise, monitoramento e retorno sobre o investimento do projeto.
“O mercado nacional está carente de empresas que atuem em UX e métodos centrados no usuário, em suas etapas de análise, concepção e mensuração de resultados. A RED entrega serviços de nível premium e temos certeza que isso será bem recebido pelo mercado paulista, como já acontece há algum tempo”, declara Rosa.
Com dez clientes na carteira, a empresa tem como um de seus principais cases o atendimento à AG2, provendo soluções em pesquisa e projeto de experiência de uso para clientes como Bradesco, Embraer, Petrobrás, Elsevier e GM.
Para dar conta das novidades, a empresa pretende ampliar a equipe também na unidade gaúcha. Hoje são onze funcionários, mas o número deve passar para 17 até o final de 2010.
Além dos serviços citados anteriormente, os gaúchos estão estruturando um núcleo de inovação, assim como iniciativas de capacitação do mercado através de cursos, palestras e workshops. No ano passado, por exemplo, a empresa foi a responsável pelo RED Talk, evento que contou com apresentação de Vitor Lourenço, designer brasileiro que renovou a interface do Twitter.