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Sankhya compra Lincros

Empresa catarinense é um player importante no mercado de TMS.

02 de setembro de 2025 - 07:06
Robson Oliveira, COO Lincros; André Britto, CFO Sankhya; Gualtiero Schlichting, Conselheiro Lincros; Ricardo Heidorn, CRO Lincros; Jean Pereira, CTO Lincros; André Jacinto, CEO Lincros; Felipe Calixto, CEO Sankhya.

Robson Oliveira, COO Lincros; André Britto, CFO Sankhya; Gualtiero Schlichting, Conselheiro Lincros; Ricardo Heidorn, CRO Lincros; Jean Pereira, CTO Lincros; André Jacinto, CEO Lincros; Felipe Calixto, CEO Sankhya.

A Sankhya, uma das maiores empresas de sistemas de gestão do Brasil, fechou a compra do controle acionário da Lincros, empresa catarinense de soluções de gestão logística.

Não foi revelado o valor do negócio, ou o tamanho exato da participação adquirida. A Sankhya projeta investir R$ 200 milhões em compras até 2026.

Fundada em 2013 em Blumenau, a Lincros desenvolve soluções para gestão logística, abrangendo desde a contratação de transportadoras até o gerenciamento de veículos e validação de fretes. 

Com 230 clientes, principalmente no eixo Rio-São Paulo e na região Sul, a empresa atende operações de médio e grande porte, incluindo Bauducco, Stellantis, Kibon, Elgin, Midea, Hypera Pharma, Positivo, Bimbo, Panco, Camil, Kibon, Red Bull, entre outras.

Em nota, a Sankhya aponta a integração das soluções da Lincros ao ERP os clientes passam a ter acesso a um “orquestrador de ponta a ponta”, capaz de “reduzir gargalos, aumentar a eficiência e acelerar a competitividade em cadeias cada vez mais complexas”.

O que a Lincros faz é conhecido como sistema de gestão de transporte, ou TMS, na sigla em inglês.

“Ao integrar um TMS robusto diretamente no ecossistema Sankhya, oferecemos uma solução efetiva para este desafio estrutural. Não estamos só adquirindo tecnologia, estamos reformulando como a gestão empresarial e logística se relacionam  e ampliamos a capacidade de gerar valor em toda a cadeia de nossos clientes”, explica Felipe Calixto, CEO da Sankhya.

Sopas de letrinhas à parte, a integração parece promissora: o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no Brasil atingiram 18,4% do PIB em 2023, o maior percentual já registrado desde o início do estudo em 2004.

Essa é a décima compra da Sankhya e a segunda no que vai de ano. Em maio, foi adquirida a Flowbiz, uma startup de marketing digital. Ainda está no plano mais uma até o final de 2025.

Em 2020, a Sankhya recebeu um aporte de R$ 425 milhões aplicados pelo fundo soberano de Singapura (GIC), um dos maiores investimentos em software de gestão do país.

Fundada em 1989 pelos irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio, a Sankhya possui mais de 50 unidades de negócios e 2 mil funcionários nos 26 estados brasileiros.