.jpg?w=730)
Cliente Santander pode comprar com cashback na Esfera. Foto: Divulgação.
A Esfera, plataforma do programa de recompensas para clientes do Santander, criou um marketplace que oferece cashback nas compras de produtos e serviços com cartão de crédito ou outros meios de pagamento usando tecnologia Oracle Commerce Cloud.
O Shopping Esfera foi lançado em junho deste ano conectando um total de 50 parceiros, após seis meses de desenvolvimento pela Compasso, empresa de tecnologia do grupo UOL.
A Compasso já havia feito em 2019 a reformulação do programa de pontos do Esfera realizando agora a integração da estrutura anterior a um novo modelo de e-commerce.
Os pedidos são processados junto aos varejistas, sincronizando dados de preço, estoque, taxas e entrega, entre outros.
Para isso, foi utilizada uma instância multisite da plataforma Oracle Commerce Cloud e construído um orquestrador para facilitar a gestão do fluxo customizado de pedidos.
Além disso, a Compasso ajudou a Esfera na expansão do programa, para que correntistas sem pontos acumulados também possam aproveitar a estrutura, utilizando cartões de crédito ou PIX.
“A expertise da empresa na plataforma da Oracle, o conhecimento sobre o nosso negócio e a agilidade no desenvolvimento fizeram toda a diferença para entregar um modelo inovador de marketplace com cashback, aproveitando a estrutura preexistente e otimizando nossos custos além de expandir o escopo de atuação do programa de Esfera” , comenta Flavio Freitas de Oliveira Neto, CTO da Esfera.
Essa não é a primeira experiência da Compasso no assunto programas de fidelidade.
No começo do ano, a empresa entregou um projeto de adesão ao PIX para a Dotz, um dos maiores programas de fidelidade do varejo brasileiro.
Fundada em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, a Compasso foi adquirida pela UOL Diveo em 2013.
No ano passado, a UOL fez um movimento chamativo, vendendo o UOL Diveo, sua operação de data center corporativo, para o grupo fundo de investimentos americano Colony Capital, que criou a partir dela a Scala Data Centers.
A empresa ficou com o negócio de tecnologia, a Compasso, comprando quase a totalidade das ações e apostando na continuidade do nome.
Hoje, além das tecnologias Oracle que sempre foram seu ponto forte, o portfólio da Compasso inclui as tecnologias mais faladas do momento, sob o guarda chuva “transformação digital”: RPA, chatbots, reconhecimento facial, IoT e Big Data. A empresa tem 3,5 mil funcionários.