.png?w=730)
Alexandre Mendes, supervisor de projetos de tecnologia da Santher (Foto: LinkedIn)
A Santher, uma das mais tradicionais fabricantes de papel higiênico no país, adotou a solução da indiana AutomationEdge com a Quality, carioca especializada em soluções de TI para automatização de tarefas (RPA, na sigla em inglês).
Inicialmente, o projeto incluía automatizações focadas nas áreas financeira, de logística e de contabilidade, como concessão de acessos aos sistemas legados, cadastro de desconto, cadastro de bonificação e revogação de acessos.
Mais adiante, as áreas comerciais foram adicionadas. Na colocação de pedidos, a empresa tinha um volume de PDFs de até 80 páginas e mais de 10 layouts diferentes. Ao analisar os processos da área, encontrou diversos problemas.
“A demora para atualização da carteira de pedidos (KPI), o tempo dos vendedores sendo gasto com atividade manual e repetitiva, o erro humano na digitação do pedido resultando em devolução da carga por parte do cliente devido à entrega em desacordo com o pedido original e o custo de frete com reentrega como consequência das devoluções”, conta Alexandre Mendes, supervisor de projetos de tecnologia da Santher.
Antes, os vendedores digitavam manualmente cerca de 200 pedidos por mês e 2,4 mil por ano. Hoje, o robô digita cerca de 1,2 mil mensalmente e 14,4 mil anualmente, um aumento anual de 83,3%.
“O RPA nos beneficiou desde o início da automatização com a KPI sendo atualizada quase que on-line, vendedores dedicados à venda, redução de erros por falha humana e, consequentemente, do índice de devolução evitando custo de reentrega. O sucesso da automatização gerou demandas de outras áreas. Com isso, estamos avaliando treinar algumas pessoas-chave para acelerar o desenvolvimento de novos fluxos. O RPA veio para ficar”, avalia Mendes.
No mercado desde 1938 e com sede em São Paulo, a Santher produz papel higiênico, papel toalha, guardanapos, fraldas e absorventes de marcas como Personal, Snob, Kiss, Sym e Santepel.
A indústria produz cerca de 180 mil toneladas de papel ao ano, volume que a coloca entre as maiores empresas do setor em capacidade de produção. Com receita líquida de R$ 1,7 bilhão em 2020, tornou-se uma companhia de capital fechado em março de 2021.
A AutomationEdge é fornecedora de soluções de hyperautomação, RPA e automação de TI. Seu RPA reúne recursos para automação empresarial, como inteligência artificial, machine learning, chatbot, ETL, integrações de API prontas e automação de TI.
Fundada em 1989, a Quality Digital tem escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, além de Espanha, Estados Unidos e Paraguai, e projetos ativos em mais de 20 países. Com mais de 1,9 mil colaboradores, a companhia é listada no Bovespa Mais, da B3.
Hoje, o portfólio da empresa está estruturado nas divisões de business, commerce, IT Optimization, automation e Ambiental, Social, Governança, Riscos e Compliance (ESGRC, na sigla em inglês).
Para isso, a Quality conta com parceiros como Diligent, Automation Edge, Microfocus e VTEX. Entre os seus principais clientes, estão Midea, Electrolux, Claro, Boticário, Volvo e Plurix.
No ano passado, a empresa registrou receita líquida de R$ 225,7 milhões, alta de 55% em comparação com o período anterior.