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São Paulo quer um SXSW para chamar de seu

Vem aí mais um mega evento de startups e inovação, o SP2B.

 

19 de agosto de 2025 - 12:56
Skyline paulista visto do Ibirapuera. Foto: Depositphotos.

Skyline paulista visto do Ibirapuera. Foto: Depositphotos.

São Paulo quer um grande evento de inovação para chamar de seu e está apostando na grife do South by Southwest (SXSW), uma referência mundial no tema.

A organização do São Paulo Beyond Business (SP2B), cuja primeira edição está marcada para agosto do ano que vem, acaba de contratar Hugh Forrest, executivo americano que foi líder da organização do SXSW.

Forrest será parte do time de gestão e curadoria do projeto idealizado por Rafael Lazarini, conhecido por ser o fundador e CEO do Rio2C, um dos maiores festivais de criatividade, inovação e cultura da América Latina. 

Lazarini é ainda vice-presidente e líder de desenvolvimento de negócios para a América Latina na Live Nation Entertainment, companhia global líder no setor de entretenimento ao vivo, dona da plataforma Ticketmaster.

“São Paulo é reconhecida como motor econômico e centro financeiro, mas queremos apresentá-la ao mundo de uma perspectiva diversa, que vai além dos negócios, reunindo cultura, arte, entretenimento e conexões humanas”, afirmou Rafael durante coletiva de imprensa no último domingo, 17.

Segundo o idealizador, o SP2B busca romper com o modelo tradicional de eventos do ecossistema, que se concentra em startups de tecnologia, founders e fundos de venture capital. 

A proposta é “ampliar a conversa” para todo o mercado empreendedor, incluindo PMEs, empresas tradicionais, executivos e gestores, além de diferentes fontes de investimento – de private equity a grandes bancos.

“Enquanto o ecossistema de startups já está muito bem servido por outros eventos, o pequeno e médio empresário brasileiro enfrenta uma jornada solitária”, disse Lazarini.

Se o SP2B tem realmente diferenciais suficientes para emplacar em um cenário superlotado de eventos na área de inovação no Brasil, está por ser visto.

Uma locação atrativa ele tem: o evento ocupará diferentes pontos do Parque Ibirapuera, como o auditório, a Oca, o Museu Afro Brasil e o planetário, com mais de 20 palcos, 2 mil palestrantes, 750 painéis e cerca de mil horas de conteúdo. A expectativa é reunir até 5 mil pessoas apenas na plenária principal, montada no estacionamento do MAM.