
Schneider Electric entra na iniciativa da Microsoft. Foto: divulgação.
A Schneider Electric, multinacional do setor de energia, anunciou uma parceria com a Microsoft na CityNext, projeto de cidades inteligentes criado pela empresa de Redmond.
Segundo divulgado pela Microsoft, o CityNext é um “ecossistema” de soluções de parceiros, dispositivos e serviços voltados para melhorar serviços de utilities, infraestrutura, transporte, segurança e outros.
A contribuição da Schneider na iniciativa será no segmento de eficiência urbana, colaborando com soluções de energia, água, transportes, edificações e serviços para smart cities.
Segundo divulgou a Schneider em comunicado, mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas e quase 70% das pessoas viverão em cidades até 2050. Essa migração em andamento cria oportunidades sem precedentes, mas também intensifica problemas, como infraestruturas antiquadas.
Para Charbel Aoun, VP sênior de Smart Cities da Schneider Electric, a participação no CityNext mostra que a colaboração entre as indústrias é essencial para ajudar as cidades a se tornar mais eficientes, habitáveis e sustentáveis.
"Tornar as cidades mais inteligentes requer uma transformação profunda dos modelos existentes e isto se torna realidade ao ser feito coletivamente, por meio do envolvimento dos cidadãos e das autoridades, empresas locais e globais, além do meio acadêmico,” diz Charbel Aoun, vice-presidente .
Já participam do CityNext cidades como Auckland, Barcelona, Buenos Aires, Hamburgo, Manchester, Moscou, Filadélfia, e Zhengzhou, funcionando de forma similar ao Smart Cities, um portfólio de soluções similar que a IBM vem promovendo com insistência nos últimos anos.
A Microsoft não é a primeira a entrar no embalo da Big Blue. Em julho do ano passado, a SAP anunciou a criação de um programa global com o mesmo alvo, batizado de SAP Urban Matters.