
A fabricante de compressores de ar registrou lucro líquido de R$ 82,4 milhões durante o quarto trimestre de 2020. Foto: divulgação
A Schulz, maior fabricante de compressores de ar da América Latina, está apostando no e-commerce, uma prática pouco utilizada em seu segmento, através de uma solução desenvolvida exclusivamente para clientes revendedores da empresa em todo o Brasil pela gaúcha F1 Commerce, especialista em projetos B2B.
O e-commerce da empresa foi projetado de forma integrada ao seu ERP, o que permite a consulta on-line não apenas dos preços, mas também de tributos em tempo real, de acordo com o modelo de negócio, políticas e regras comerciais já existentes.
Ainda, criada para reforçar as vendas durante o período de pandemia, a solução originou uma plataforma na qual as revendas têm acesso aos produtos, políticas e regras da empresa.
Segundo a Schulz, o investimento no e-commerce B2B simplificou processos como consultas de produtos e preços, reduzindo tempo nas operações, o que, consequentemente, melhorou o relacionamento e fidelizou os clientes.
Também houve ganho em segurança nas operações de compra, além de aumento da agilidade na reposição de mercadorias, coordenada a partir de um clique.
O investimento da Schulz na digitalização de seus processos de negociação e relacionamento com os revendedores segue um movimento de mercado, já que, segundo relatório da consultoria McKinsey, no Brasil, a participação total do comércio eletrônico nas empresas B2B aumentou 62% nos últimos anos.
Além disso, a pesquisa aponta que a preferência pelo digital é duas vezes maior que as interações de vendas tradicionais.
No mercado desde 1963, a catarinense Schulz é fornecedora mundial de soluções para ar comprimido e equipamentos para uso doméstico e industrial.
Durante o quarto trimestre de 2020, a empresa conseguiu um lucro líquido de R$ 82,4 milhões, aumento de 168,7% em comparação ao trimestre diretamente anterior.
Por sua vez, fundada em 2002, a F1 Commerce atua no desenvolvimento de plataformas para o mercado de e-commerce, tendo mais de 600 lojas em operação atualmente.
Em seu portfólio estão marcas como JBL, Schulz, Sanremo, Unidasul, Alpar e Positivo.