
Marcelo Frontini. Foto: LinkedIn.
A Semantix, empresa paulista especializada em big data, analytics e inteligência artificial, anunciou Marcelo Frontini como seu novo diretor-geral.
O executivo substitui Leonardo Santos, fundador da companhia, que agora passa a ocupar o cargo de presidente do conselho.
Frontini vem da Qorus, onde era diretor de crescimento regional para o Brasil desde março de 2023. Anteriormente, foi diretor do Banco Sofisa e passou sete anos no Bradesco, atuando nas diretorias de inovação e de canais digitais.
O profissional também dirigiu a Scopus Soluções em TI e a ShopFácil.com, além da área de vendas da American Express. Em mais de trinta anos de carreira, também passou por empresas como Atento, Credicard e Duratex.
Além disso, já atuou como board member da NCR Brasil e da Tecban e, atualmente, é mentor de startups na Synthase Impact Venture.
Frontini é graduado em engenharia industrial e em economia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também cursou um MBA em marketing. O executivo também fez cursos em instituições como Harvard Business School, York University, Northwestern University e Université Pierre Mendès-France.
Na Semantix, o novo diretor assume a liderança e condução dos projetos da empresa, que incluem soluções de inteligência artificial e consultoria em tecnologia.
“Estamos muito felizes com a chegada de Frontini para somar ao nosso time. Altamente competente e com robusta experiência, ele é um executivo que possui identificação de longa data com os nossos valores e chega para reforçar nosso propósito e expertise como líder no setor de dados e IA”, afirma Leonardo Santos, fundador da Semantix.
Sediada em São Paulo, a Semantix está no mercado desde 2010 com foco em big data, analytics e inteligência artificial. A empresa atua na América Latina e nos Estados Unidos, tendo escritórios também em Miami, Cidade do México e Bogotá.
No total, são mais de 700 clientes, entre eles Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.