SML reestrutura área comercial e cria verticais
A SML, paulista especializada em soluções para gestão documental e automação de processos de negócios, encerrou 2011 com faturamento de R$ 5,55 milhões e projeta ampliar os negócios, este ano, por meio da verticalização e capilarização.
O projeto de expansão, que iniciou em 2011 com investimento de mais de R$ 300 mil, começa pela ampliação presencial, com o estabelecimento de um representante local em Minas Gerais.
O investimento no projeto, correspondente a 7,5% do faturamento da empresa em 2010, também envolveu a implantação do CRM Salesforce, 100% web, que ampliou o controle sobre as atividades, distribuição de leads e gestão por área.
"Investimos, ainda, em mobilidade do time de vendas e ampliamos a equipe com profissionais verticalizados, entre os quais ex- diretores e superintendentes de outras empresas”, afirma Oerton Fernandes, diretor Comercial & Marketing da SML.
Também houve definição de nova política comercial e o estabelecimento de novas metas para o setor, em um processo que deve ser finalizado no próximo mês.
“A atuação através de verticais desde o início deste ano é uma inovação e se viabiliza com base em nossa experiência de mais de 15 anos no desenvolvimento e implantação de soluções de ECM e BPM”, afirma Fernandes.
Por que Minas?
Conforme o diretor Comercial, a expansão presencial da companhia iniciou por Minas Gerais não por acaso: hoje, o mercado mineiro representa em torno de 10% do faturamento da companhia.
“Isso é considerado muito baixo se comparado ao porte das empresas lá instaladas. A meta é, ainda em 2012, ampliar essa participação para no mínimo 25%”, destaca Fernandes.
No estado, a aposta está na contratação do representante Alex César Moreira, que é graduado em Ciências Contábeis, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UFMG, e especialização em Gestão de Marketing pela FGV e em Vendas pela Venda Mais Brasil.