.jpg?w=730)
A varejista tem 104 lojas em 16 estados brasileiros. Foto: divulgação.
A Studio Z, varejista catarinense do ramo de calçados, adotou soluções da Oracle para suportar mudanças de estoque mais rápidas e maiores volumes de vendas, uma vez que está transformando seu negócio tradicional em um híbrido de vendas presencial e on-line.
A implantação foi da Fidentech, parceira curitibana da marca especializada em planejamento e previsão de demanda de varejo.
“Conforme a empresa reestruturou seus processos, tornou-se necessário revisar as ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida do produto e de planejamento financeiro do estoque”, conta Fabiano Mombach, chefe de planejamento da Studio Z.
Antes, a companhia planejava principalmente com o Microsoft Excel e, para desenvolver melhor, reconciliar e aprovar planos de estoque de forma mais rápida e eficiente, resolveu adotar a solução Oracle Retail.
“Nosso modelo de negócios exige agilidade e revisão periódica dos planos. A solução Oracle Retail incorpora as melhores práticas do setor para otimizar o planejamento financeiro de mercadorias e implementar um novo conceito de planejamento para nossa operação, que oferece o controle e a flexibilidade que precisamos para escalar", afirma Mombach.
Além disso, a rede implantou o Oracle Retail Merchandise Financial Planning, que auxilia no planejamento de investimentos em estoque na pré-temporada e na temporada atual.
Para isso, a ferramenta centraliza o processo de planejamento e alinha os principais indicadores financeiros, como vendas, receita, estoque, lucro bruto e abertura de compra.
Segundo a Oracle, a Fidentech demonstrou uma compreensão clara dos objetivos e prazos do cliente, ajudando a otimizar o projeto e garantir uma entrada em operação bem-sucedida em julho de 2021.
Como a indústria calçadista exige monitoramento e revisão constantes dos comportamentos de compra, a Studio Z adotou uma abordagem holística para o planejamento, podendo revisar as metas no meio do ano e ajustar seu plano conforme necessário.
Com as soluções, a companhia afirma ter ganho um novo nível de visibilidade e agilidade para revisar seu plano detalhadamente por loja e por categoria, reduzindo a possibilidade de erros, diminuindo significativamente o estoque desnecessário e melhorando a governança.
"Compradores de varejo e equipes de planejamento, como os do time da Studio Z, estão aproveitando as soluções de planejamento da Oracle Retail para maximizar vendas, margem e melhorar o planejamento de estoque em jornadas digitais e de clientes”, destaca Mike Webster, vice-presidente sênior e gerente geral da Oracle Retail.
Nascida em 1977 no Vale do Silício, a Oracle tornou-se uma empresa de capital aberto em 1986. Contando com mais de 138 mil funcionários, fechou o ano fiscal de 2020 com receita total de US$ 39,1 bilhões, redução de 1% em relação ao ano anterior.
Fundada em 2015, a paranaense Fidentech é uma Oracle Gold Partner e tem clientes como Fort Atacadista, Netshoes, Zattini, Shoestock e C&A.
Já a Studio Z é uma empresa familiar de 46 anos que vende calçados on-line e por meio de 104 lojas em 16 estados brasileiros. A rede varejista oferece mais de 8 mil modelos de calçados de marcas próprias e de terceiros, representando uma média de 90 mil SKUs.