.jpg?w=730)
Bruno Rocha, country manager da TCS no Brasil. Foto: divulgação.
A Tata Consultancy Services (TCS), multinacional indiana de serviços de TI e de terceirização de processos de negócios, anunciou um novo delivery center na cidade de Londrina, no Paraná.
De acordo com o site IT Forum, o novo campus tem o objetivo de centralizar toda a força de trabalho local em um mesmo espaço, além de abrir novas posições que permitam à companhia dobrar o número de colaboradores na região nos próximos cinco anos.
A indiana tem operações em Londrina desde 2018, quando anunciou a criação de um mega centro na cidade, com a perspectiva de empregar até 4 mil pessoas, sem prazos definidos. O número está atualmente em 1.750.
Segundo Bruno Rocha, country manager da TCS no Brasil, a estratégia é compor o time a partir de três grandes grupos: profissionais locais, profissionais que tenham interesse em morar em Londrina e expatriados, em sua maioria indianos.
“Isso, sempre com lastro na nossa estratégia global, que é contratar e formar nossos próprios talentos. O que ocorre tanto a partir de nossas plataformas, exposição a times e projetos globais e interação diária no escritório”, destaca Rocha.
Ainda de acordo com o country manager, Londrina se destaca por ser um polo educacional e de ensino superior do país, com mais de 10% da população formada por estudantes universitários.
No município, a companhia tem parcerias com universidades e centros de ensino, como a PUC Paraná, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o SENAI.
A intenção da TCS, no entanto, é adquirir profissionais jovens e treiná-los internamente, capacitando a mão de obra local em habilidades de tecnologia.
O centro de entrega será especializado em áreas como transformação de negócios, inteligência artificial e operações de negócios cognitivas. A partir do novo centro, a multinacional atenderá clientes de todo o país de forma parcial ou integral.
Com uma população estimada em 569 mil habitantes, Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e está entre as 10 maiores economicamente da região Sul. Nos últimos anos, o município vem se credenciando como um polo de TI, com cerca de 200 empresas da área, segundo dados da Softex.
Além de Londrina, a TCS também atua em São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando 5,6 mil colaboradores no Brasil, onde está presente há cerca de duas décadas. A companhia atende mais de 140 clientes no país em setores como bancos, seguros, mineração, varejo e telecomunicações.
Atuando há mais de 50 anos, a indiana conta com mais de 600 mil colaboradores em 46 países e gerou uma receita consolidada de US$ 27,9 bilhões em 2023.