ESG

Versuni gere reciclagem de airfryers com SAP

Dona da Philips tem projeto-piloto no Brasil para reinserir materiais na cadeia produtiva.

02 de junho de 2023 - 17:56
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Versuni, antes conhecida como Philips Domestic Appliances, adotou o SAP Sustainability Control Tower, ferramenta da multinacional alemã para gestão ESG baseada em dados, para gerir um projeto-piloto de reciclagem de airfryers no Brasil.

O projeto foi um dos destaques do SAP Sapphire 2023, principal conferência da companhia para clientes, especialistas e parceiros, que teve a sua edição sul-americana em São Paulo entre os dias 1 e 2 de junho. 

Na prática, os clientes poderão entregar airfryers antigas em postos de coleta e receberão um cashback de até R$ 200. A partir disso, os produtos serão encaminhados para a fábrica da Philips Walita, em Varginha (MG), onde os componentes serão separados e destinados para reciclagem.

Segundo a empresa, tudo que for reciclável será posteriormente reinserido à cadeia produtiva como matéria-prima. Aos materiais que não forem passíveis de reciclagem, será dada a destinação final ambientalmente adequada.

O software da SAP entra como suporte para a gestão por meio do estabelecimento de metas, monitoramento do progresso e obtenção de insights a partir dos dados. Com isso, a ideia é gerar relatórios ESG robustos e auditáveis, além de ações de melhoria. 

Alexandre Escorel, presidente da Versuni Latam, contou que todas as métricas a serem monitoradas já foram selecionadas e algumas têm processo manual, mas a maioria está automatizada. 

“Definimos os KPIs e fazemos toda a parte de gerenciamento e manutenção através de dashboards definidos para conseguirmos trazer para dentro da organização o green report. A gente não poderia estar tão avançado se não fosse a parceria com a SAP, principalmente no caso do acompanhamento da cadeia de suprimentos até a mensuração de todo esse processo da economia circular”, destacou Escorel.

Depois do piloto no Brasil, a intenção da Versuni é estabelecer uma referência na América Latina e expandir o projeto e o uso do software para outros mercados em que a empresa atua no resto do mundo.  

A fabricante de eletroportáteis já era cliente da SAP e concluiu em maio a migração para o S/4 Hana, última versão do software de gestão da multinacional rodando na nuvem, com a Tata Consultancy Services (TCS), companhia indiana de serviços de TI e de terceirização de processos de negócios.

O projeto foi feito por meio do Rise with SAP, iniciativa da multinacional para acelerar a migração dos clientes para a nuvem, e levou 18 meses para migrar um ambiente completo em 55 países.

Sediada em Amsterdã, a Versuni possui centros de inovação, fabricação e comerciais em todo o mundo, com presença em mais de 100 países.

Com mais de 900 patentes, seu portfólio abrange utensílios de cozinha, café, clima, vestuário e cuidados com o piso. Além da Philips, o grupo detém as marcas Saeco, Gaggia, Preethi, Philips Walita, L'OR Barista e Senseo.

LANÇAMENTOS PARA SUSTENTABILIDADE

No SAP Sapphire 2023, a multinacional alemã também anunciou três lançamentos principais voltados à área da sustentabilidade.

A solução SAP Sustainability Footprint Management ganhou uma atualização que permite calcular e gerenciar todas as emissões de gases de efeito estufa das empresas.

Além disso, o sistema de gestão permitirá a contabilidade de carbono por meio de um livro-razão verde, ou Green Ledger, estendendo a definição de recursos (o “R” do ERP) para além dos fluxos financeiros.

Para fechar o trio, foi lançado o aplicativo SAP Sustainability Data Exchange, que permite às empresas a troca de dados de sustentabilidade com parceiros e fornecedores. 

Realizado pela SAP desde 1989, o SAP Sapphire aconteceu em apenas três locais neste ano: Orlando, Barcelona e São Paulo. Na capital paulista, a edição reuniu 2 mil pessoas em mais de 260 sessões de conteúdos como palestras, demos e showcases com especialistas.

“Esse reconhecimento do mercado brasileiro é um fator de muito orgulho. É um trabalho que envolve o nosso ecossistema, não é só a SAP. Os parceiros da SAP também vão abraçar essa causa de levar para o mercado a possibilidade de usar a sustentabilidade no dia a dia”, destacou Pedro Pereira, diretor de sustentabilidade da SAP para a América Latina e Caribe. 

A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo passando por algum de seus sistemas. Com 99 das 100 maiores empresas do mundo entre seus clientes, a companhia atende 25 setores do âmbito público e privado.

*Luana Rosales participou do SAP Sapphire, em São Paulo, a convite da SAP.