Foto: Divulgação
A Thomson Reuters, multinacional canadense com atuação na área de software fiscal e legal, criou um novo fundo de corporate venture capital avaliado em US$ 150 milhões (cerca de R$ 807 milhões) para investir em startups brasileiras com soluções de inteligência artificial voltadas para o setor jurídico e tributário.
Segundo o Brazil Journal, a companhia busca por negócios alinhados à estratégia do grupo, para levar as tecnologias aos seus clientes e, possivelmente, incorporá-las aos seus produtos.
Uma das primeiras investidas foi a Materia, especializada em soluções tributárias de IA, que chegou a ser adquirida pela Thomson Reuters.
Para Tamara Steffens, diretora-executiva da TR Ventures, o Brasil é um mercado perfeito para a inteligência artificial.
“É muito complexo em questões jurídicas e tributárias. Quanto mais complexo o problema, maior o benefício que você obterá ao aplicar a inteligência artificial. A IA se sai muito bem em soluções aplicadas verticalmente. Conseguimos resolver rapidamente problemas que antes levariam muito tempo”, disse Steffens ao portal.
Com ações listadas nas Bolsas de Valores de Toronto e Nova Iorque, a Thomson Reuters tem um grande portfólio de soluções fiscais e de comércio exterior, produto de 19 aquisições feitas na América Latina desde 2008.
