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VR aprimora recomendações com Stefanini

Projeto utilizou a plataforma da Databricks e tecnologias open source.

28 de agosto de 2025 - 14:25
Cássio Carvalho, diretor-executivo de negócios pessoa física da VR - Foto: Divulgação

Cássio Carvalho, diretor-executivo de negócios pessoa física da VR - Foto: Divulgação

A VR, empresa do setor de benefícios como vale-alimentação e refeição, adotou a plataforma da Databricks e tecnologias open source em um projeto desenvolvido pela Stefanini Data & Analytics, unidade do grupo especializada em soluções de analytics e inteligência artificial.

Com o objetivo de modernizar o Recomenda, funcionalidade do aplicativo da VR que utiliza um algoritmo para fornecer dicas de estabelecimentos credenciados, a ideia era mudar de uma arquitetura baseada em procedimentos determinísticos para uma plataforma escalável, robusta e orientada a eventos em tempo real.

Dividida em duas fases, a implementação começou com o desenho e validação da nova arquitetura, o entendimento e melhoria no fluxo de negócios para as recomendações, e a implementação da primeira versão do projeto, denominado Recomenda 2.0.

Nesse contexto, foi realizada a configuração do ambiente no Databricks, versões de códigos e padrões de desenvolvimento, além da identificação e validação das bases no Delta Lake.

Também foi implantado o processo de recomendação em formato batch em horários estratégicos como café, almoço e jantar. Além disso, processos de teste A/B foram incorporados.

Na segunda fase, foram introduzidas recomendações por eventos baseadas em ações realizadas no app da VR, levando em consideração o saldo e a geolocalização do usuário.

Com as melhorias do Recomenda 2.0, o time passou a ajustar os parâmetros de recomendação conforme as necessidades do negócio e realizar testes A/B para validar a eficácia das sugestões.

Agora, é possível recomendar não apenas estabelecimentos comerciais para utilização do vale-refeição e alimentação, mas também outros produtos, como serviços financeiros.

As sugestões são personalizadas de forma contextualizada, considerando variáveis como saldo atualizado, geolocalização, promoções e seleção de estabelecimentos comerciais conforme regras de negócio.

Após a implantação do projeto, a latência na geração de recomendações caiu de D-1/D-2 para tempo real. A solução também prepara a VR para operar em ambientes multiproduto e multi-emissor.

"Nosso objetivo é evoluir continuamente a experiência do trabalhador, tornando as interações mais personalizadas e assertivas, além de oferecer recomendações que maximizem o valor do seu dinheiro no dia a dia. Já registramos 63 milhões de acessos mensais", destaca Cássio Carvalho, diretor-executivo de negócios pessoa física da VR.

Fundada em 1977, a VR se consolidou como empresa de benefícios ao trabalhador, mas ampliou o portfólio de atuações a partir da venda de sua carteira de VA e VR para a Sodexo em 2007.

Em outubro de 2023, a VR adquiriu a VExpenses, fintech especializada na automação de gestão de despesas corporativas. Em 2025 expandiu para viagens corporativas, unindo benefícios e controle de despesas em um sistema integrado.

Com mais de 35 soluções digitais, a VR alcança 4,3 milhões de trabalhadores e mais de 100 mil empresas.

Com 35 anos de atuação, o Grupo Stefanini é apontado como a quinta companhia brasileira mais internacionalizada, sendo a primeira no setor de tecnologia, segundo o ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). 

Hoje, a empresa está presente em 41 países com mais de 30 mil funcionários. O grupo faturou globalmente R$ 8 bilhões no ano passado, uma expansão de 14% em relação a 2023. Para este ano, a meta é crescer 15%, chegando a R$ 9,2 bilhões.