IOT

​CPqD abre espaço de inovação aberta

O Hiperespaço estimula o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.

28 de outubro de 2016 - 10:14
O CPqD abriu um espaço para trabalho colaborativo. Foto: Divulgação.

O CPqD abriu um espaço para trabalho colaborativo. Foto: Divulgação.

O CPqD inaugurou as instalações do Hiperespaço, um local focado em promover a inovação aberta. A iniciativa estimula o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes baseadas no conceito de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço para trabalho colaborativo voltado à comunidade empreendedora.

Instalado no Pólis de Tecnologia, em Campinas, o novo espaço ocupa uma área de 80 m² e poderá ser compartilhado por empreendedores e por colaboradores do próprio CPqD, além de outras empresas instaladas no parque tecnológico e na região. 

“É um ambiente descontraído que funcionará integrado ao ecossistema de inovação de Campinas, formado por renomadas universidades e instituições de ciência e tecnologia, além de empresas, aceleradoras, incubadoras, etc.”, explica Flávio de Andrade Silva, coordenador das ações em IoT do CPqD e responsável pela implantação do Hiperespaço.

A base da iniciativa é o Makerspace, conceito destinado à validação e concretização de ideias criativas, a partir da realização de provas de conceito que facilitam sua transformação em produtos de escala. 

Para isso, além de oferecer o espaço, o CPqD coloca à disposição dos empreendedores ofertas em nove plataformas tecnológicas: computação cognitiva, computação avançada, comunicações ópticas, comunicações sem fio, redes de dados, sensoriamento, segurança da informação e comunicação, sistemas de energia e sistemas eletrônicos embarcados.

A empresa ainda oferece recursos de sua infraestrutura de laboratórios, mentoria tecnológica e uma rede de parcerias.

O Hiperespaço também conta com a adesão de parceiros apoiadores, que podem ampliar o leque de ferramentas disponíveis para os empreendedores. 

“No caso de aplicações para cidades inteligentes, o próprio Pólis de Tecnologia poderá funcionar como laboratório vivo desse conceito”, acrescenta Silva.

Os interessados em participar do Hiperespaço devem encaminhar suas ideias pelo site da iniciativa.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1,2 mil profissionais.