Sócios da Youper, hoje sediada nos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

A Youper, startup fundada em Florianópolis que passou a operar dos Estados Unidos há dois anos, recebeu um aporte de capital semente de US$ 3 milhões do fundo Goodwater Capital. 

A empresa oferece um aplicativo para auxiliar pessoas com ansiedade e fobia social.

Criada pelo psiquiatra José Hamilton Vargas e pelo programador e designer Diego Dotta, a empresa chegou a passar por programas como a incubadora MIDI Tecnológico, de Santa Catarina, mas se mudou para o Vale do Silício há dois anos com o objetivo de tracionar a operação e se manter no mercado, de acordo com o SC Inova.

A empresa optou pela mudança para os Estados Unidos pelo alto número de usuários da plataforma em inglês e o potencial do mercado para clientes e captação de recursos.

Os recursos do aporte serão usados ​​para acelerar o desenvolvimento dos recursos, que utilizam inteligência artificial, e aumentar a base de usuários.

Vargas atuou por dez anos como psiquiatra em ambientes clínicos e percebeu barreiras que dificultavam a busca dos pacientes por um profissional médico (como medo de falar sobre seus problemas ou custo das consultas). 

Com o aplicativo, os usuários podem detalhar seus problemas e dificuldades e ser “guiados” por orientações e dicas da plataforma, construída com base em pesquisas de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

O executivo reforça que o aplicativo não substitui a consulta a um terapeuta ou psiquiatra e espera que a tecnologia encoraje mais pessoas a procurar tratamento médico mais cedo. 

“Em média, leva 10 anos para alguém finalmente conversar com um profissional de saúde. Isso pode se tornar 10 minutos com um aplicativo como o Youper ”, disse o CEO, em entrevista ao Tech Crunch.

A startup afirma que o Youper foi baixado mais de um milhão de vezes até o momento. A maioria dos usuários são adultos jovens.