Hermano Studart - Foto: Divulgação
A Telebras, empresa estatal de telecomunicações, anunciou a troca de comando na presidência. Sai André Leandro Magalhães e entra Hermano Studart Lins de Albuquerque.
O novo presidente assume a cadeira com um know how acadêmico e de mercado. Studart passou por empresas como Prólogo, Novadata e Schlumberger. Atuou como diretor Latam da Amphenol Halo Technology e exerceu funções executivas na Opta3 e FazSol Energias Renováveis.
Studart, até então, é sócio da Innovix, que consta como ativa e, segundo a bio do LinkedIn, foi a primeira empresa do Brasil a desenvolver e implementar um sistema avançado de gerenciamento de ativos com tecnologia de identificação digital.
No campo acadêmico, Studart é formado em engenharia elétrica, com ênfase em eletrônica pela Universidade de Brasília UNB e é mestre em inteligência artificial pela University of Sussex, no Reino Unido.
O presidente anterior pediu para sair alegando motivos pessoais e familiares. Ele tinha assumido o cargo em maio de 2025, no lugar de Frederico de Siqueira Filho, que foi para o Ministério das Comunicações
Magalhães enviou uma carta de despedida afirmando que mudanças são normais e destacou algumas ações, como a ampliação da conectividade em escolas, a expansão de redes para órgãos do governo federal, o início da operação do data center Tier IV e a efetivação do Plano de Sustentabilidade.
A sustentabilidade econômica que a empresa espera alcançar, e que contou com a assinatura do Contrato de Gestão com o governo, faz parte da estratégia da companhia para reduzir a dependência do Orçamento Geral da União, meta que Studart terá de alcançar.
Segundo Magalhães, novos contratos foram firmados e a independência prevista no plano, inicialmente projetada para 2030, pode ser antecipada para 2027.
