VAREJO

Grupo Mateus implanta Wi-Fi inteligente

Projeto da Seal Sistemas contou com soluções da Beonic e da Extreme Networks.

16 de janeiro de 2026 - 11:41
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

O Grupo Mateus, varejista alimentar com mais de 270 lojas no Norte e Nordeste, implementou uma infraestrutura de rede Wi-Fi inteligente e analítica com a Seal Sistemas, uma das maiores integradoras de tecnologias para a cadeia de suprimentos do país.

Com pontos de acesso da Extreme Networks, americana especializada em soluções de rede em nuvem, o projeto conta com o portal analítico da Beonic, recifense focada em automação de marketing, e recursos de geolocalização. 

O sistema foi implantado inicialmente na loja matriz da rede, em São Luís. Hoje já está presente em 18 unidades e deverá fazer parte de todas as novas lojas inauguradas daqui para frente.

Ao se conectar ao Wi-Fi de uma loja do Grupo Mateus, o cliente autoriza a coleta e o uso de dados sobre as suas preferências. A solução associa hábitos de consumo e frequência e, com isso, o consumidor passa a receber ofertas e comunicações personalizadas em seu smartphone. 

Isso possibilita promoções em tempo real envolvendo produtos ou categorias de interesse de cada consumidor, além de criar zonas inteligentes, direcionando mensagens, vídeos e campanhas de acordo com a movimentação dos clientes.

A obtenção dos dados de cada visitante da loja e a oferta de promoções e cupons personalizados em tempo real acontece por meio da integração com o aplicativo Mateus Mais, que oferece uma experiência de compra unificada.

Eduardo Franklin de Sousa Castro, coordenador de marketing do Mateus Mais, conta que muitos clientes já se conectavam ao Wi-Fi das lojas, mas esse contato ainda não conversava com o app. 

“Esse desafio nos fez expandir as possibilidades do aplicativo como ponto de conexão com o consumidor, que passou a usufruir de uma experiência real de engajamento, relacionamento e personalização dentro das nossas lojas”, afirma Castro.

Segundo a empresa, a plataforma tem melhorado a experiência do consumidor e vem ampliando a base de clientes conectados, fortalecendo o relacionamento por meio do app Mateus Mais e aprimorando o desempenho das campanhas personalizadas. 

Além disso, a solução oferece novas possibilidades de receita via retail media, permitindo que fornecedores utilizem o portal para divulgar produtos e ativações dentro da loja.

“A parceria com a Seal Sistemas e a Beonic foi essencial para chegar a esse nível de maturidade digital. Tivemos um suporte próximo, com visitas constantes e trocas semanais até atingirmos o formato ideal”, destaca Castro.

O Grupo Mateus iniciou 2026 consolidado como a terceira maior rede de varejo alimentar do Brasil e a maior com capital 100% nacional. Com sede no Maranhão, a empresa é a força dominante no Norte e Nordeste brasileiro, atuando em nove estados.

Seu ativos incluem as bandeiras Mix Mateus (atacarejo), Mateus Supermercados, Camiño, Eletro Mateus e unidades do Novo Atacarejo (integradas em 2025).

No terceiro trimestre de 2025, o grupo atingiu receita líquida de R$ 10,8 bilhões, um crescimento de 29,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fundada em 1988, a Seal Sistemas é composta por cinco unidades de negócios: Seal Logistics, especializada em otimização logística e supply chain; Seal Networks, dedicada a redes baseadas em software; Seal Connect, focada em soluções de IoT; Seal for Education, de soluções para acelerar a transformação digital da educação; e Seal DS&DOOH/AV, voltada a comunicação visual e digitalização do ambiente de trabalho.

Presente em todo o território nacional, a empresa possui oito escritórios espalhados pelo Brasil e atende 90% das maiores companhias do país. 

Seus números incluem captura dados em mais de 10 mil lojas, mobilidade para mais de 2 mil depósitos, mais de 5 mil pessoas conectadas em campo, mais de 20 milhões de m² de cobertura Wi-Fi, mais de 1,5 milhão de etiquetas eletrônicas instaladas e mais de 1 milhão de transações de dados por minuto em depósitos.

Com sede nos Estados Unidos, a Extreme Networks atua através de uma rede com mais de 6 mil parceiros de tecnologia e revendas, como a Seal Sistemas. A marca detém cerca de 3% a 5% do mercado global de networking, competindo diretamente com gigantes como Cisco e HPE.

Já a Bionic, sediada em Recife, é uma empresa de tecnologia focada em automação de marketing de ciclo fechado e inteligência de dados para o setor de varejo. 

Sua plataforma conecta os dados de vendas offline e on-line às campanhas digitais, permitindo que varejistas e indústrias meçam exatamente o retorno sobre o investimento de cada anúncio.

Além disso, utiliza inteligência artificial para segmentação de audiências baseada no comportamento real de compra dos clientes.