VALORES

Nasdaq vai rodar na AWS

01/12/2021 11:57

Bolsa americana de tecnologia começa a migrar para a nuvem em 2022.

Nasdaq é um cartão postal de Nova Iorque. Foto: flickr.com/photos/andrepierre/

Tamanho da fonte: -A+A

A Nasdaq vai começar a migrar suas operações para a nuvem da AWS, em um negócio que abre portas para a gigante de nuvem em um nicho pouco explorado até agora.

O projeto foi anunciado em grande estilo durante o re:Invent, evento da AWS em Las Vegas e deve durar pelo menos uma década, migrando 25 diferentes operações da Nasdaq.

O primeira deles será o Nasdaq MRX, onde ficam os chamados derivativos, um tipo de investimento no qual se aposta na subida ou queda de uma determinada ação.  

A Nasdaq vai começar usando o seu próprio data center, no qual serão instalados equipamentos operados pela AWS.

Até agora, a Nasdaq usava a AWS para hospedar o seu data warehouse, com registros de bilhões de transações feitas por operadores da bolsa, além de rodar alguns sistemas de operações européias. 

A decisão de migrar os mercados em si é estratégica para a Nasdaq, que vai colocar volumes massivos de dados de alta sensibilidade nas mãos da AWS. 

Compra e venda de ações é um mercado no qual latência é chave (muitas compras são feitas automaticamente e precisam ser processadas em milésimos de segundo) e as bolsas de valores costumam ter seus próprios data centers, ou atuar com fornecedores especializados.

O setor financeiro como um todo é regulado por leis e órgãos específicos, com grande ênfase em privacidade, o que é um complicador adicional.

Mas as coisas estão mudando rápido. No começo do mês, a CME, a maior bolsa de derivativos financeiros do mundo, baseada em Chicago, decidiu migrar seus sistemas core de trading para a nuvem do Google.

Apesar da Nasdaq ser mais conhecida, pelo glamour associado com as empresas de tecnologia, ela tem um tamanho parecido com a CME. As duas tem receitas ao redor de US$ 5 bilhões.

Veja também

CASH
CI&T levanta US$ 167 milhões nos EUA

Empresa acabou sofrendo as consequências da instabilidade no Brasil.

RELIGIOSO
Portal A12 atualiza AWS com Dedalus

Conglomerado de mídia é ligado ao Santuário Nacional de Aparecida.

CHEGUEI
Tencent Cloud abre data center no Brasil

Braço de computação em nuvem da gigante chinesa agora está em São Paulo.

LISTRAS
Adidas roda S/4 na AWS

Gigante de moda parece não ter dado bola para ofertas da SAP.

FATIAS
Pentágono terá 4 fornecedores de nuvem

Microsoft, AWS, Google e Oracle foram convidados para a festa. IBM está fora.

NUVEM
Cielo escolhe AWS

Gigante de nuvem fecha novo grande nome, depois de levar o Itaú.