CAIXA

Totvs compra Consinco

02/01/2020 09:15

Gigante de ERP pode pagar até R$ 252 milhões pela adquirida, especialista em supermercados.

Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs.

Tamanho da fonte: -A+A

A Totvs comprou a Consinco, uma das maiores empresas do país em sistemas para varejo, atacado e distribuição, por um valor inicial de R$ 197 milhões, ao qual podem se somar outros R$ 55 milhões pendente do cumprimento de metas até 2021, levando a cifra até R$ 252 milhões.

O negócio, anunciado no apagar das luzes de 2019, representa uma renovação da aposta da Totvs no segmento de supermercados, um mercado no qual a gigante brasileira de sistema de gestão não tem a participação que mostra em outras áreas.

A Consinco é a principal provedora de sistemas de gestão para a vertical de supermercados e atacadistas de autosserviço (atacarejo) do mercado brasileiro, com portfólio de soluções “end-to-end”, isto é, que suportam desde as rotinas de backoffice, com o ERP, até as de front-office, com o PDV. 

Com cerca de 400 colaboradores e mais de 230 clientes, dentre os quais, os maiores supermercadistas e redes de atacarejo, a empresa atingiu receita bruta de aproximadamente R$ 72 milhões, em 2019.

“Nossa ideia é explorar as sinergias das operações das duas empresas para atuais e novos clientes, a partir de uma nova unidade de negócios, que será liderada pelos executivos da companhia adquirida”, destaca Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs.

A Totvs já fez um movimento similar no passado. Em agosto de 2013, a empresa comprou a RMS, uma companhia especializada no segmento de supermercados, por R$ 43 milhões.

Fundada em 1991, em Barueri, a RMS tinha então 120 clientes em todo o Brasil e um faturamento de R$ 19,2 milhões.

Em março de 2018, a Totvs criou a BMC, uma companhia independente focada no mercado de supermercados, liderada por Marcos Biazi, ex-diretor da área de supermercados da Totvs e fundador da RMS. A àrea de supermercados havia sido criada ela mesma um ano antes.

A BMC foi definida como um "canal independente, mas com o diferencial de contar com a chancela Totvs", disse a empresa na época.

A Totvs não chega a mencionar o tema na sua nota divulgando a compra da Consinco, o que é compreensível. 

No entanto, tudo parece indicar que a Totvs fez algumas movimentações para acomodar a RMS e progredir no segmento de supermercados, e que agora decidiu partir para outra, redobrando a aposta com uma aquisição bem maior.

Não é para menos. O mercado de sistemas para gestão de supermercados é fragmentado e representada uma grande oportunidade para a Totvs.

Hoje, as 300 maiores redes vinculadas à Associação Brasileira de Supermercados são atendidas por 60 soluções diferentes, segundo um levantamento feito pela Consinco, cujo posicionamento até pouco tempo atrás era ser ela mesma a consolidadora do mercado.

As possibilidades para a Totvs são bem maiores do que só consolidar o mercado de sistemas de gestão para supermercados. A compra da Consinco pode ajudar a alavancar outras iniciativas, nas quais há muito mais dinheiro ainda em jogo.

Um exemplo é a Suplier, uma companhia de oferta de crédito B2B comprada pela Totvs recentemente por R$ 455,2 milhões, com dinheiro oriundo de uma oferta complementar de ações que captou R$ 1 bilhão em maio de 2019.

“A vertical de supermercados é a ponta de uma cadeia de valor longa e que possibilita a oferta de soluções de serviços financeiros como, por exemplo, o crédito B2B”, afirma Herszkowicz.

Outras iniciativas que podem se beneficiar são a joint venture com a VTEX para a oferta conjunta da plataforma de e-commerce da companhia; o recém lançado ROC (Retail Operations Center), uma ferramenta de gestão que monitora todo o ponto de venda, garantindo a prevenção de erros, integração e funcionamento de todo o sistema; e a oferta da plataforma de gestão de pedidos Totvs OMS by Moddo, em parceria com a Moddo, que oferece aos clientes uma solução integrada para uma experiência omnichannel única.

Veja também

VAREJO
Imperatriz Gourmet tem self-checkouts da Consinco

Supermercado se instalou recentemente no aeroporto de Florianópolis.

INTERNET
Supermercados BH terá wi-fi com a Oi

Conexão é para as 200 lojas da rede em 62 cidades mineiras.

ARMAZENAMENTO
Banco Carrefour: backup com Veritas

A instituição reduziu em 78% o espaço usado para guardar dados.

CONSELHOS
APAS adota Atlas Governance

A implementação aconteceu em janeiro de 2019.

VAREJO
Supermercados de SP buscam unificação com GS1

Uma nova empresa, com previsão de operar em setembro, vai oferecer uma plataforma unificada de dados.

Walmart gerencia escalas com JDA

A plataforma é usada por mais de 1,1 milhão de funcionários em aproximadamente 4,6 mil lojas.

STARTUP
Carrefour personaliza ofertas com Propz

A startup atua com soluções que combinam CRM, inteligência analítica e big data.

VAREJO
Pão de Açúcar digitalizará loja física com Microsoft

A Minuto Pão de Açúcar receberá sensores capazes de interagir com plataformas digitais, além de novos recursos tecnológicos.

EQUIPE
Supermercados Carol gere RH com Metadados

O sistema está em utilização desde janeiro deste ano.

VAREJO
Zaitt: super sem funcionários em SP

Startup capixaba monta lojas nas quais os clientes fazem o check out.

ATENDIMENTO
Carrefour lança assistente virtual com IA

A solução foi desenvolvida pela unidade Services Digital do Grupo Services.