STARTUPS

Barigui, Rumo e Bosch abrem centro em Curitiba

04/06/2018 10:17

O Spark CWB é um hub de inovação para startups, corporações e investidores.

O espaço do Spark CWB no novo prédio da FAE Business School tem de 1.050m². Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Os grupos Barigui, Rumo e Bosch se uniram para lançar o Spark CWB Curitiba, um hub de inovação para startups, corporações e investidores na capital paranaense. 

O empreendimento faz do ecossistema Distrito, de São Paulo, que atua como um misto de aceleradora, coworking e empresa de análise de mercado.

A unidade de Curitiba busca difundir iniciativas de inovação, atraindo e apoiando startups, corporações e investidores.

O espaço compartilhado no novo prédio da FAE Business School tem de 1.050m² e conta com parceiros como Google, Microsoft, IBM, Amazon, Coca-Cola, Claro, Ambev, entre outras.

Além de buscar contato com startups e investidores, o Conglomerado Financeiro Barigui lançou sua própria fintech em 2016, a Bcredi, voltada para crédito imobiliário em um processo 100% online. A empresa será uma das startups residentes do Distrito. 

“Temos como preocupação o constante investimento em tecnologia, que atualmente é essencial para acompanhar as novas demandas do mercado. Por isso, fazer parte de um projeto que vai fomentar cada vez mais a evolução e desenvolvimento das corporações brasileiras é uma grande oportunidade”, comenta Maria Teresa Fornea, diretora executiva do Conglomerado Financeiro Barigui e cofundadora da Bcredi.

Já a Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, está desenvolvendo dentro do seu plano estratégico uma política de inovação aberta. Neste contexto, o espaço surge como uma oportunidade para agregar novos valores para a companhia, focado no aumento da eficiência operacional e diminuição de custos.

“É uma prática de integração que vai possibilitar aumentar as chances de sucesso no desenvolvimento de projetos. A ferrovia vive um momento especial no Brasil, as possibilidades de expansão da malha ferroviária e o desenvolvimento de novas tecnologias na engenharia ferroviária e de automação estão sendo trabalhadas constantemente para otimizar a logística”, destaca o diretor de tecnologia da Rumo, Roberto Rubio Potzmann.

A Bosch oferece produtos e serviços para as áreas de Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. A partir da aproximação com startups, o objetivo é inovar com agilidade e oferece novos produtos e serviços inovadores.

Veja também

ACELERADORAS
Felipe Matos sai da Startup Farm

Felipe Matos está saindo definitivamente da Startup Farm, aceleradora que fundou em 2011.

DESTAQUES
Intel AI Builders inclui 5 brasileiras

Legal Labs, AI2Biz, Allgoo e Lebov integram o programa da Intel.

TENDÊNCIA
Transunion acelera startups com Darwin

Os negócios selecionados pela aceleradora podem receber até R$ 170 mil líquidos.

PERGUNTE-ME COMO
Quer levar sua startup para o Canadá?

O encontro vai abordar as condições oferecidas pelo Canadá aos empreendedores.

ENERGIA
Engie terá laboratório em SC

A unidade estará concluída no final do segundo semestre deste ano.

STARTUPS
Capgemini e Efma têm portal para fintechs

A plataforma é projetada para reunir fintechs e instituições financeiras.

INTERNACIONALIZAÇÃO
StartOut leva startups para missão em Miami

Anteriormente, o programa realizou missões em Buenos Aires, Paris e Berlim.