
"Pessoal, vamos dar uma mexida aqui". Foto: SAP.
A SAP deve mudar algumas práticas de negócios relativas aos seus clientes, visando fugir de grandes incomodações com os órgãos reguladores de competição da União Europeia.
A revelação é da Reuters, uma das maiores agências de notícias do mundo, citando fontes com conhecimento do assunto.
A matéria não traz detalhes sobre que mudanças foram oferecidas pela SAP para a UE, mas dá para ter uma boa ideia vendo o contexto do assunto.
Segundo a Reuters, a SAP já estava no radar da União Europeia há alguns anos, depois que algumas empresas reclamaram da complexidade dos termos de uso e das práticas de licenciamento da gigante alemã.
Alguns outros problemas seriam a prática de vender pacotes de soluções, o que levaria a maiores custos e mais dificuldade para trocar de fornecedor.
Em 2018, a VOICE, uma grande associação de usuários de TI da Alemanha, com nomes como Siemens, Adidas e Volkswagen apresentou uma queixa oficial contra as práticas de licenciamento da SAP para o órgão regulador de competição na Alemanha, o Bundeskartellamt.
(Quem acompanha o setor de software sabe que esse tipo de coisa é mato, mas no caso da SAP, um agravante é o domínio de mercado entre grandes empresas).
Agora é esperar para ver até onde a SAP cedeu e se as mudanças chegam a lugares distantes da União Europeia, como o Brasil.
A UE tem instrumentos fortes de pressão: depois de uma investigação, os órgãos reguladores podem impor multas de até 10% das vendas anuais da SAP, coisa de bilhões de euros.