SAÚDE

Einstein cria aplicativo com Avanade

04/09/2020 11:17

Com soluções da Microsoft, plataforma monitora sintomas da Covid-19 na volta ao trabalho.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais conceituados do Brasil, adotou as soluções da Microsoft em um aplicativo desenvolvido com a Avanade, consultoria global da marca, para auxiliar no processo de retomada de funcionários ao trabalho.

Chamado de CoVida, o app já monitora estado de saúde de 30 mil funcionários de empresas clientes da instituição, indicando se cada pessoa está apta a retornar às atividades profissionais e oferecendo um mapeamento do contágio da Covid-19 nas companhias.

A solução disponibiliza um painel no qual os líderes podem acompanhar diariamente como os colaboradores estão em termos de sintomas, identificar casos por setor e fazer a ponte com o corpo médico quando forem identificados sinais da doença.

O CoVida fica disponível para download pelos funcionários das empresas e monitora diariamente os sintomas por meio de um atendimento virtual via chatbot, que funciona com base no Power Virtual Agent da Microsoft.

A verificação é feita por meio de perguntas objetivas com base nos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Inicialmente, duas perguntas indicam se a pessoa precisa ir para o pronto-socorro. Em seguida, três perguntas indicam se ela precisaria de atendimento via telemedicina e, na terceira fase, ela responde mais duas questões que mostram a necessidade de conversa virtual com uma enfermeira via chat.

Quando a pessoa passa por todas as etapas, que duram um total de três minutos, ela está apta a trabalhar normalmente.

Caso o usuário apresente sintomas, o aplicativo o encaminha para uma conversa com enfermeiros, consultas virtuais com médicos ou para o agendamento do teste, seja por meio de coletas residenciais em até 48 horas ou em um pronto-socorro do Einstein.

Já no dia seguinte, o aplicativo passa a funcionar como verificador de cuidados, a fim de monitorar se os sintomas apresentam melhoras ou se o paciente precisa de encaminhamento médico. 

O aplicativo usa a telemedicina e integra o Microsoft Dynamics 365 para gerenciar a conversão do atendimento via chatbots para uma interação humana, bem como registrar as consultas virtuais com as equipes médicas.

Além disso, o CoVida tem uma funcionalidade, chamada de Passaporte da Saúde, na qual fica registrado se os usuários estão aptos a atuarem nas dependências da companhia sem risco de contágio.

“A ideia é acelerar a assistência por meio da tecnologia, de forma que as pessoas tenham um acompanhamento médico constante para que, em caso de infecção pelo novo coronavírus, possam realizar o tratamento com agilidade e assertividade”, afirma Eduardo Cordioli, gerente médico de telemedicina do Einstein.

Com mais de 60 anos de existência, o Einstein possui oito unidades próprias e também atua em mais de duas dezenas de locais na Grande São Paulo, no Brasil e no mundo. Só na capital paulista, a instituição administra 23 unidades públicas.

Já a Avanade foi fundada em 2000 como uma joint venture entre a Microsoft Corporation e a Accenture LLP. Com seu headquarter em Seattle, nos Estados Unidos, a companhia conta com 36 mil profissionais em 24 países.

Veja também

ATENDIMENTO
Brognoli tem assistente virtual com Take

Chamada de Fabi, ela já trocou mais de 2,4 milhões de mensagens com clientes da imobiliária.

VAREJO
Constance adota PDV da Data System

Desde março, empresa implantou sistema em suas 154 lojas próprias e franqueadas.

HERMANOS
Argentina congela preços de telecom

Qualquer aumento de telefonia móvel, internet e TV por assinatura está proibido até 31 de dezembro.

PARAFUSOS
Ciser adota Hybris para e-commerce

Projeto pioneiro no segmento teve consultoria da FH e da BriviaDez.

MÉTODOS
Agilismo pode ajudar no home office

Dos 12 princípios ágeis, podemos falar de cinco bem úteis para produtividade no trabalho remoto.

LADO POSITIVO
Coronavírus foi bom para os CIOs?

Grandes migrações para home office ajudaram TI a se aproximar dos CEOs, afirma o Gartner.

TRANSFORMAÇÃO
Como a evolução digital salvou o mundo

Apesar da devastação causada pela Covid-19, a tecnologia salvou a economia e impediu o caos.

ESCOLHAS
VDI x Desktop como Serviço

Infraestrutura de área de trabalho virtual, Desktop como Serviço ou uma combinação de ambos?

COVID-19
Gramado rastreia exposição ao coronavírus com Smart Tour

Cidade turística gaúcha foi a primeira a adotar ferramenta, também utilizada em Florianópolis.

SAÚDE
MCTIC oferece solução Laura para hospitais públicos

Hospital das Forças Armadas foi o primeiro a contar com a ferramenta de inteligência artificial.