A Siemens Digital Industries (DI) é um dos negócios da multinacional alemã. Foto: divulgação.

A Siemens Digital Industries Software, negócio da multinacional alemã voltado para a indústria 4.0, firmou acordo com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) para o que chama de troca tecnológica de digitalização.

Na cooperação, estão previstos testes e treinamentos de sistemas digitais no Laboratório Fábrica da fundação (Labfaber), uma fábrica real de produção e laboratório de testes para tecnologias em ambiente controlado, inaugurado recentemente em Florianópolis pela CERTI e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Nesse contexto, a fundação realiza um trabalho de pesquisa e desenvolvimento com análises da cadeia de valor que identificam qual tecnologia é mais adequada para cada projeto conduzido.

Já a Siemens Digital Industries Software testa suas ferramentas gerando feedback para progressos, atualizações, cases de relevância técnica e comercial, além de uma referência aberta de demonstração para os clientes.

“Estamos promovendo inovação e modernização em projetos de médio e grande porte para, assim, atender rapidamente às preferências e aos requisitos do consumidor por meio de um fluxo de trabalho completo de ponta a ponta”, afirma Paulo Leal da Costa, CEO da Siemens Digital Industries Software.

De acordo com a empresa, a atuação conjunta deve permitir a antecipação de tendências tecnológicas de mercado e sua validação em um ambiente real de produção.

“A Siemens como parceira tecnológica permitirá à CERTI ter acesso a um conjunto de ferramentas de referência mundial para manufatura digital e o desenvolvimento conjunto de soluções cada vez mais competitivas de mercado”, ressalta Gustavo de Oliveira Andrade, pesquisador da área de digitalização e sistemas industriais da fundação.

Criada em 1984, a CERTI tem sede na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, contando também com institutos tecnológicos em Manaus e Brasília.

A fundação é composta por centros de referência voltados para diferentes áreas: convergência digital e mecatrônica; metrologia e instrumentação; produção cooperada; empreendedorismo inovador; laboração de tecnologias avançadas; economia verde; e energia sustentável.

A Siemens Digital Industries (DI) é um dos negócios da multinacional alemã, atuando no impulsionamento da transformação digital nas indústrias de processo e produção discreta.

Entre as tecnologias utilizadas, estão inteligência artificial, edge computing, 5G industrial, sistemas de movimentação autônomos, tecnologia blockchain e manufatura aditiva.

A empresa trabalha com o MindSphere, sistema operacional de IoT aberto próprio e baseado em nuvem.

Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 78 mil funcionários no mundo. No Brasil, tem sede em São Caetano do Sul, São Paulo.